Psicologia e regimes de verdade nas práticas de promoção da saúde

Autores

  • Anita Guazzelli Bernardes Universidade Católica Dom Bosco
  • Betina Hillesheim Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Edna de Oliveira Souza Universidade Católica Dom Bosco.
  • Camilla Fernandes Marques Universidade Católica Dom Bosco

Palavras-chave:

Psicologia, regimes de verdade, promoção da saúde, políticas de subjetivação

Resumo

O presente estudo focaliza as ações em promoção de saúde produzidas pela Psicologia na rede de saúde descritas em periódicos científicos a partir da implantação e implementação da Política Nacional de Promoção de Saúde. Os periódicos, assim como a Declaração de Alma-Ata, a Carta de Ottawa e a própria Portaria 687/06, compõem os materiais analisados. As ferramentas conceituais da análise amparam-se nas discussões foucaultianas sobre regimes de verdade e políticas de subjetivação. A discussão considera as práticas psicológicas, na atenção básica, como um campo de experiência que constitui a figura grupal, forjada pelo testemunho e pela aprendizagem como tecnologias de governo de si e do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Guazzelli Bernardes, Universidade Católica Dom Bosco

possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora e pesquisadora do Mestrado e doutorado em Psicologia da Saúde da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Psicologia Social e Saúde, com ênfase principalmente nos seguintes temas:políticas públicas, formas de subjetivação, psicologia e trabalho.

Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Membro do comitê assessor da Fapergs, nas áreas de Educação e Psicologia (2013-2014, 2015-2016). Professora adjunta e pesquisadora do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, inclusão, território, nomadismo, infância, literatura infantil.

Edna de Oliveira Souza, Universidade Católica Dom Bosco.

Atualmente é Coordenador Pedagógico do CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL SÃO LOURENÇO. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

Camilla Fernandes Marques, Universidade Católica Dom Bosco

Aluna regular do Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós ? Graduação Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco. Psicóloga graduada pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Campo Grande - MS (2012). Mestre em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da UCDB com bolsa da CAPES modalidade I (2015). Atualmente, técnica de nível superior - Psicóloga do CRAS Aero Rancho - "Profª Adevair da Costa Lolli Guetti". Cursando Pós-graduação Latus Sensu em Docência em LIBRAS pela Uníntese.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 687, de 30 de março de 2006. Aprova a Política de Promoção da Saúde. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/portaria687_30_03_06.pdf>. Acesso em: 1 set. 2009.

BUSS, P. Uma introdução ao conceito de Promoção de saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoção de saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 15-38.

CANADÁ. Carta de Otawa. Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, novembro de 1986.

DELEUZE, G. Foucault. Lisboa: Edições 70, 2005.

DELEUZE, G. Crítica e Clínica. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008.

FERREIRA, A. A. L. O campo psicológico e seus múltiplos sistemas circulatórios. In FERREIRA, A. A. L. et al. (Org.). Teoria ator-rede e Psicologia. Rio de Janeiro: Nau, 2010. p. 44-59.

FERREIRA NETO, J. L. et al. Apontamentos sobre Promoção de Saúde e Biopoder. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 456-466, 2009.

FOUCAULT, M. História da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, 1999. v. 1.

FOUCAULT, M. Mesa-redonda em 20 de maio de 1978. In MOTTA, M. B. da. (Org.). Michel Foucault: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. Coleção Ditos & Escritos, v. 4, p. 335-351.

FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2009.

FOUCAULT, M. Do governo dos vivos. Curso no Collège de France, 1979-1980 (excertos). Tradução de Nildo Avelino. Rio de Janeiro: Achiamé, 2010a.

FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.

ROSE, N. Como se deve fazer a história do eu? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 33-57, jan./jun. 2001.

URSS. Declaração de Alma-Ata. Conferência Internacional sobre Cuidados de Saúde Primários. 12 de Setembro de 1978. Disponível em: <http://www.saudepublica.web.pt/05-promocaosaude/Dec_Alma-Ata.htm>. Acesso em: 1 set. 2009.

Downloads

Publicado

2016-04-16

Como Citar

BERNARDES, A. G.; HILLESHEIM, B.; SOUZA, E. DE O.; MARQUES, C. F. Psicologia e regimes de verdade nas práticas de promoção da saúde. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 2-8, 16 abr. 2016.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)