Psicologia e regimes de verdade nas práticas de promoção da saúde
Palavras-chave:
Psicologia, regimes de verdade, promoção da saúde, políticas de subjetivaçãoResumo
O presente estudo focaliza as ações em promoção de saúde produzidas pela Psicologia na rede de saúde descritas em periódicos científicos a partir da implantação e implementação da Política Nacional de Promoção de Saúde. Os periódicos, assim como a Declaração de Alma-Ata, a Carta de Ottawa e a própria Portaria 687/06, compõem os materiais analisados. As ferramentas conceituais da análise amparam-se nas discussões foucaultianas sobre regimes de verdade e políticas de subjetivação. A discussão considera as práticas psicológicas, na atenção básica, como um campo de experiência que constitui a figura grupal, forjada pelo testemunho e pela aprendizagem como tecnologias de governo de si e do outro.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 687, de 30 de março de 2006. Aprova a Política de Promoção da Saúde. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/portaria687_30_03_06.pdf>. Acesso em: 1 set. 2009.
BUSS, P. Uma introdução ao conceito de Promoção de saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoção de saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 15-38.
CANADÁ. Carta de Otawa. Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, novembro de 1986.
DELEUZE, G. Foucault. Lisboa: Edições 70, 2005.
DELEUZE, G. Crítica e Clínica. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008.
FERREIRA, A. A. L. O campo psicológico e seus múltiplos sistemas circulatórios. In FERREIRA, A. A. L. et al. (Org.). Teoria ator-rede e Psicologia. Rio de Janeiro: Nau, 2010. p. 44-59.
FERREIRA NETO, J. L. et al. Apontamentos sobre Promoção de Saúde e Biopoder. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 456-466, 2009.
FOUCAULT, M. História da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, 1999. v. 1.
FOUCAULT, M. Mesa-redonda em 20 de maio de 1978. In MOTTA, M. B. da. (Org.). Michel Foucault: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. Coleção Ditos & Escritos, v. 4, p. 335-351.
FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2009.
FOUCAULT, M. Do governo dos vivos. Curso no Collège de France, 1979-1980 (excertos). Tradução de Nildo Avelino. Rio de Janeiro: Achiamé, 2010a.
FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.
ROSE, N. Como se deve fazer a história do eu? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 33-57, jan./jun. 2001.
URSS. Declaração de Alma-Ata. Conferência Internacional sobre Cuidados de Saúde Primários. 12 de Setembro de 1978. Disponível em: <http://www.saudepublica.web.pt/05-promocaosaude/Dec_Alma-Ata.htm>. Acesso em: 1 set. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.