A identidade social estigmatizada de pobre: uma constituição opressora

Autores

  • James Ferreira Moura Jr. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Verônica Morais Ximenes Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

identidade, psicologia, pobreza, situação de rua

Resumo

A pobreza é abordada como prática de opressão, desenvolvendo constituições identitárias depreciativas do individuo. Este artigo analisa os papéis sociais da identidade social estigmatizada de pobre. A pesquisa foi realizada com 4 pessoas  em situação de rua vinculadas ao Abrigo Provisório da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Foram utilizados como instrumentos a observação participante e a entrevista narrativa, tendo a análise temática narrativa como procedimento de análise. Foram identificados os papéis sociais de conformado, de crente em Deus como responsável por tudo, de mártir, de causa de mazelas sociais e de culpado pela sua situação. Concebe-se que esses papéis sociais permeiam as relações sociais e a identidade, enfraquecendo e depreciando as potencialidades do indivíduo em situação de pobreza. É importante para os profissionais de Psicologia o entendimento desses papéis para elaboração de possíveis intervenções com foco no enfrentamento da situação de pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Ferreira Moura Jr., Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor Adjunto do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa de pesquisa Capes/Reuni (2015). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com bolsa de pesquisa Capes/Reuni (2012). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2009). É pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária (GPPC) da UFRGS e do Núcleo de Psicologia Comunitaria (NUCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) . Faz parte da equipe de coordenação brasileira da pesquisa "Ética na Formação em Psicologia Comunitária na América Latina" e é membro da Red Latinoamericana de Formación en Psicología Comunitaria. Tem experiência na área de Psicologia Comunitária no Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM/UFC) a partir de diversas atuações em Projetos de Extensão na zona rural e urbana do Estado do Ceará em comunidades em situação de pobreza. É coordenador do Grupo de Trabalho Psicologia e Pobreza da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) e membro da Society of Community and Action Research (SCRA). Foi consultor UNESCO para o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal com a Pesquisa Painel de Mobilidade Ocupacional e Acesso a Programas Sociais (PPP) e na área de avaliação de programas sociais.Tem experiência em análises multivariadas de dados e psicometria. Realiza pesquisas principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, Intervenção Comunitária, Políticas Públicas, Pobreza, Vergonha/Humilhação e Avaliação.

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1992), Doutorado em Recursos Humanos e Organizaçoes - Universidad de Barcelona (2000) e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS (2011). É professora Associado II da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado em Psicologia. Assumiu os seguintes cargos de gestão: coordenadora (maio/2009 - abril/2010) e vice-coordenadora (janeiro20/08 - abril/2009) do Mestrado em Psicologia, coordenadora (maio/2003 - abril/2005) e vice-coordendora (maio/2002 - abril/2003) da graduação em Psicologia e vice-presidente do Forum de Coordenadores de Cursos de Graduação (2004). Em 2003, assumiu a coordenação do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) (www.nucom.ufc.br), que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Psicologia Comunitária. É coordenadora do GT Saúde Comunitária da ANPEPP. Foi presidente da 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária (2014). Desenvolve pesquisas sobre as implicações psicossociais da pobreza em parceria com a Universidade Autônoma de Yucatán (México) e a Pontificia Universidade Católica do Peru (Lima). É membro da Red Latinonamericana de Formación en Psicología Comunitária (http://red.pucp.edu.pe/psicologia-comunitaria/).Direciona suas atividades acadêmicas nos seguintes temas: psicologia comunitária, saúde comunitária, implicações psicossociais da pobreza, políticas públicas, atividade comunitária, desenvolvimento comunitário, conscientização e sentimento de comunidade.Pesquisadora do CNPq - PQ-2.

Referências

ANGROSINO, M. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre, Artmed, 2009.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Rua aprendendo a contar: Pesquisa Nacional sobre a população em situação de Rua. Brasília: MDS, 2009.

CIAMPA, A. C. A identidade social e suas relações com a ideologia. 1977. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social)__ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1977.

CIAMPA, A. C. Identidade. In: LANE, T. M. S.; CODO, W. (Org.). Psicologia Social: O Homem em Movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 58-75.

CIAMPA, A. C. A Estória do Severino e a História da Severina. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CIAMPA, A. C. Políticas de identidade e identidade políticas. In: DUNKER, C. I. L.; PASSOS, M. C. Uma psicologia que se interroga: ensaios. São Paulo: Edicon, 2002. p. 133-144.

CIDADE, E. C.; MOURA JR, J. F.; XIMENES, V. M. Implicações psicológicas da pobreza na vida do povo latino-americano. Psicologia Argumento, [S.l.], v. 30, n. 68, p. 87-98, 2012.

CIMADAMORE, A. D.; CATTANI, A. C. (Org.). A construção da pobreza e da desigualdade na América Latina: uma introdução. In: ______. Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Porto Alegre: Tomo/Clacso, 2007. p. 7-15.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: ______. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-42.

DESCHAMPS, J. C.; MOLINER, P. A identidade em Psicologia Social: dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2009.

GIANNECHINI, L. G. et al. Pobreza, violência e trabalho: a produção de sentidos de meninos e de meninas de uma favela. Estudos de Psicologia, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 45-53, jan.-abr. 2003.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

GOES, N. A. A Psicologia Comunitária enquanto práxis libertadora. 2009. Monografia (Graduação em Psicologia)__Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da Identidade Deteriorada (1963). 4. ed. Rio de Janeito: LTC, 2008.

GÓIS, C. W. L. Psicologia Comunitária: atividade e consciência. Fortaleza: Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais, 2005.

GÓIS, C. W. L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo: HUCITEC, 2008.

HOWELL, R. T.; HOWELL, C. J. The Relation of Economic Status to Subjective Well-Being in Developing Countries: A Meta-Analysis. Psychological Bulletin, [S.l.], v. 134, n. 4, p. 536–560, 2008.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. A Entrevista Narrativa. In BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 90-113.

IBAÑEZ, L. D. C. La Psicología de Ignácio Martín-Baró como Psicología social crítica. Una presentacíon de su obra. Revista de Psicología Geral Y Aplicada, v. 53, n. 3, p. 437-450, 2000.

LACERDA, F. C. C. A pobreza na Bahia sobre o prisma multidimensional: uma análise baseada na abordagem das necessidades básicas e na abordagem das capacitações. 2009. Dissertação (Mestrado)__Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.

LANE, S. T. M. O que é Psicologia Social? São Paulo: Brasiliense, 1981.

LANE, S. T. M. A Psicologia Social e uma nova concepção de homem para a Psicologia. In: LANE, T. M. S.; CODO, W. (Org.). Psicologia Social: O Homem em Movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 10-19.

LIMA, A. F. de. Metamorfose, anamorfose e reconhecimento perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: FAPESP EDUC, 2010.

MARSHALL, M. N. Sampling for qualitative research. Family Practice, [S.l.], v. 13, n. 6, p. 522-525, 1996.

MARTÍN BARÓ, I. M. Psicología de La Liberación. Madrid: Trotta, 1998.

MATTOS, R. M.; FERREIRA, R. F. Quem vocês pensam que (elas) são? Representações sobre as pessoas em situação de rua. Psicologia & Sociedade, [S.l.], v.16, n. 2, p. 47-58, mai/ago, 2004.

MATTOS, R. M.; FERREIRA, R. F. O idoso em situação de rua: sífiso revisitado. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, v. 22, n. 1, p. 23-32, jan-mar, 2005.

MENDONÇA, G. C. Os sentidos subjetivos de moradores de rua frente ao futuro. 2006. Dissertação (Mestrado)__Programa de Pós-graduação em Psicologia - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2006.

MOANE, B. Bridging the Personal and the Political: Practices for a Liberation Psychology. American Journal of Community Psychology, [S.l.], v. 31, n. 1/2, p. 91-101, 2003.

MOURA JR., J. F.; XIMENES, V. M.; SARRIERA, J. C. Práticas de discriminação às pessoas em situação de rua: histórias de vergonha, de humilhação e de violência em Fortaleza, Brasil. Revista de Psicología, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 18-28, 2013.

MOURA JR., J. F.; XIMENES, V. M.; SARRIERA, J. C. A construção opressora da pobreza no Brasil e suas consequências no psiquismo. Quaderns de Psicologia, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 85-93, 2014.

MOURA JR. et al. Concepções de pobreza: um convite à discussão psicossocial. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 22, n. 2, p. 341-352, dez. 2014.

OLIVEIRA, I. F.; AMORIM, K. M. O. Psicologia e Política Social: o trato da pobreza como “sujeito psicológico”. Psicologia Argumento, [S.l.], v. 30, n. 70, p. 559-566, 2012.

PEREIRA, V. S. População de rua em Juiz de Fora: uma reflexão crítica da questão social. 2007. Dissertação (Mestrado)__ Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2007.

PIVA, I. M. P. Sob o estigma da pobreza: a ação da Santa Casa da Misericórdia. In: SIQUEIRA, M. P. S. (Org.). Sociedade e Pobreza. Vitória: UFES, 2006. p. 17-29.

PRILLELTENSKY, I. The role of power in wellness, oppression, and liberation the promise of psychopolitical validity. Journal of Community Psychology, [S.l.], v. 36, n. 2, p. 116-126, 2008.

RADITLOANENG, W. N. Socialisation as a factor in poverty identity formation: a pilot casa study of the poor in selected áreas of Botswana. Convergence, [S.l.], v. 42, n. 1, p. 77-93, 2009.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro (1995). São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

RIESSMAN, C. K. Narrative Methods for the Human Sciences. California: Sage, 2008.

RODRÍGUEZ, P. E. La intervención clínica en contextos de pobreza y exclusión: algunas perspectivas. Revista Venezolana de Psicología Clínica Comunitária, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 31-68, 2006.

SPRANDEL, M. A. A pobreza no paraíso tropical: interpretações e discursos sobre o Brasil. Rio de Janeiro: RelumeDumnará, 2004.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SIQUEIRA, M. P. S. Sociedade e pobreza. Vitória: UFES, 2006.

TAVARES, G. L. O dispositivo da criminalidade e suas estratégias. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 23, n. 1, p. 123-136, 2011.

ZAVALETA REYLES, D. The Ability to go About Without Shame: A Proposal for Internationally Comparable Indicators. Oxford Poverty & Human Development Initiative (OPHI) - Working Paper 03, May 2007. Disponível em: <http://www.ophi.org.uk/working-paper-number-03/>. Acesso em: 16 set. 2011.

Downloads

Publicado

2016-04-17

Como Citar

MOURA JR., J. F.; XIMENES, V. M. A identidade social estigmatizada de pobre: uma constituição opressora. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 76-83, 17 abr. 2016.

Edição

Seção

Artigos