Trechos selecionados da aula <em>Anti-Édipo e outras reflexões</em>

Autores

  • Leonardo Francisco Amaral Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Anti-Édipo, clínica, Esquizoanálise, Deleuze, Guattari

Resumo

O presente texto corresponde à primeira parte de uma aula que versa sobre os principais temas encontrados n’O anti-Édipo, de Deleuze e Guattari. O tom adotado por Deleuze é coloquial, e as intervenções, por vezes, enfáticas. O conteúdo destas não é sempre discernível, fato que não compromete em nada a compreensão dos problemas colocados, e nem a atmosfera de tais momentos. Desde o início, pela distinção dos grandes tipos de interpretação da psicose, somos apresentados à célebre concepção de três linhas abstratas (de naturezas bastante distintas); tema que percorre toda a Esquizoanálise. Há a homenagem a Karl Jaspers, e a identificação de uma vertente predecessora. Há os exemplos literários, que fomentam a tentativa de resgate da dignidade ao delírio, e àqueles que com ele travam um embate. Há a firmação de sua potência (“delira-se o mundo”), bem como as críticas à psicanálise, consequências desses posicionamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Francisco Amaral, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cursa, em fase final, o Mestrado em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ (PPGFIL/UERJ). Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).

Downloads

Publicado

2016-04-27

Como Citar

AMARAL, L. F. Trechos selecionados da aula <em>Anti-Édipo e outras reflexões</em>. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 160-169, 27 abr. 2016.

Edição

Seção

Tradução