Cartografia nas pesquisas científicas: uma revisão integrativa

Autores

  • Amanda Mendes Silva Cintra Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP
  • Luana Pinho de Mesquita Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP
  • Silvia Matumoto Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP
  • Cinira Magali Fortuna Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i1/1453

Palavras-chave:

cartografia, revisão, método, pesquisa

Resumo

Propomos neste artigo analisar o uso da cartografia como método de pesquisa. Realizamos revisão integrativa no período de setembro a outubro de 2014 nas bases de dados Lilacs, PubMed, Web of Science e SciELO. Atenderam aos critérios 37 artigos. Identificamos ocorrência crescente das publicações; destacamos a multiplicidade de ambientes, participantes, e usos do método que abarcam a grande complexidade ao colocar problemas e investigar os coletivos e forças presentes nos processos de subjetivação. A Cartografia permite explorar a singularidade emergente das realidades estudadas, além de compreender o modo como vem sendo utilizada nas pesquisas.

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Biografia do Autor

Amanda Mendes Silva Cintra, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Franca UNI-FACEF. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, no período de dezembro de 2006 a Julho de 2009. Foi membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Cadeia Produtiva Calçadista (NEIC) no período de 2005 a 2008. Concluiu o Programa de Aprimoramento Profissional em Promoção de Saúde na Comunidade pelo HCFMRP-USP em janeiro de 2013. Atualmente é mestranda pelo Programa de pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública pela EERP-USP, sendo bolsista pela CAPES e faz parte do Grupo de Pesquisas e Estudos em Saúde Coletiva na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (NUPESCO- EERP/USP).

Luana Pinho de Mesquita, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP

Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva com participação no Projeto Huka Katu "A FORP USP no Xingu". Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ciências - área Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, atuando principalmente em Educação Permanente em Saúde, Processo de Trabalho em Saúde e Análise Institucional. Participou como tutora do curso de Especialização de Saúde Indígena pela UAB/UNIFESP (turma 2010/2011) e orientadora do Curso de Especialização em Saúde Indígena pela UNASUS/UNIFESP (turma 2015-2016). Pesquisadora do Projeto de Pesquisa para o SUS no DRS III Araraquara SP de 2013 a 2015. Atualmente é doutoranda do Programa Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP e pesquisadora colaboradora na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto FORP-USP na área de Saúde Coletiva. Graduated in Dentistry by Faculty of Dentistry of Ribeirão Preto of University of São Paulo, with an emphasis on Social and Preventive Dentistry with participation in Xingu Project. Specialist in Community and Family Health at Federal University of São Carlos with research on Health Promotion. Masters in Science - Public Health area at the Nursing School of Ribeirão Preto USP emphasis on Permanent Education in Health. Participated as tutor at the Indigenous Health Specialization at UAB / UNIFESP and as a supervisor in the Indigenous Health Specialization Course at UNASUS/UNIFESP. Researcher in the PPSUS Project at DRS III Araraquara SP from 2013 to 2015. Currently, PhD student in EERP- USP and colaborator researcher at FORP-USP in colective health.

Silvia Matumoto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Enfemagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Doutor - MS - 3 no Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. É membro do NUPESCO - Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva Profa. Dra. Maria Cecília Puntel de Almeida. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem em saúde coletiva, atenção primária em saúde, saúde da família, processo de trabalho em saúde e micropolítica, organização de serviços de saúde e educação permanente em saúde.

Cinira Magali Fortuna, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP

É graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP (1985), concluiu o mestrado em Enfermagem em Saúde Pública também na EERP-USP (1999) e realizou doutorado em Enfermagem em Saúde Pública nessa mesma escola (2003). Concluiu o pós-doutorado na França em 2012 junto ao laboratório de pesquisas EMA (Escola, Mutação e Aprendizagem) aprimorando seus conhecimentos sobre a análise institucional.Trabalhou cerca de 20 anos na prestação de cuidados de enfermagem em saúde mental e saúde coletiva. Também atuou como docente na graduação de enfermagem e medicina da Universidade de Ribeirão Preto- UNAERP. Atualmente é docente (MS5 Professora Associada) no Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NUPESCO) desde 1988 e participante da Rede de enfermeiros doutores em Ciências da França (RESiDOC) e da rede internacional francofônica de pesquisa socioclínica coordenada pelo professor Gilles Monceau. Participa do RESEAU International RECHERCHE AVEC que inclui membros do Brasil, Mexico, França e Canadá cordenada por Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise - France) e Marguerite Souliére (Université de Ottawa- Canadá).É bolsista produtividade CNPq (PQ 2). Tem experiência na assistencia, ensino e pesquisa em enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nas seguintes temáticas: grupos operativos, trabalho em equipe, enfermagem em saúde coletiva, análise institucional processo de gestão, saúde da família e educação permanente em saúde.

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Publicado

2017-04-29

Como Citar

CINTRA, A. M. S.; MESQUITA, L. P. DE; MATUMOTO, S.; FORTUNA, C. M. Cartografia nas pesquisas científicas: uma revisão integrativa. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 1, p. 45-53, 29 abr. 2017.

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