“Fazer falar o silêncio da história”: a virada narrativa dos museus

Autores

  • Vincenzo Padiglione Università degli Studi di Roma La Sapienza, Roma

Palavras-chave:

Museu Narrativo, new museology, histórias polifônicas, museus italianos

Resumo

A narração assume um estatuto múltiplo: torna-se uma estrutura empregada para oferecer contextualizações ou um estratagema para superar problemas de comunicação de museu, como por exemplo juntar fontes, temas e, sobretudo, temporalidades heterogêneas. Com a new museology, afirmou-se a ideia de que o museu não pode ser colocado em um empíreo, do qual garante uma visão universal. O museu narrativo nasceu da crise de modelos até então hegemônicos. Em segundo lugar, entraram em crise as modalidades autorreferenciais de comunicação. “Colocar a periferia no centro”, oferecer atenção a quem não teve reconhecimento pela história, que só sofreu a partir da tempestade do moderno, ou seja, fazer falarem sujeitos, territórios, culturas que viram negada a sua voz e a sua identidade. A mostra RISARCIMENTI [Storie di vita e di attesa], 2011, o Museu Etnomuseo Monti Lepini, o Museu do Brigantaggio di Itri e o Museu do Brigantaggio di Cellere falam desta perspectiva. Então, deve-nos convidar a assumir uma dimensão reflexiva, produzir obras não decisivas e monolíticas, mas parciais e também desmontáveis e criticáveis.

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Biografia do Autor

  • Vincenzo Padiglione, Università degli Studi di Roma La Sapienza, Roma

    Professor Ordinário de Antropologia Museal e Etnografia da Comunicação. Faculdade de Medicina e Psicologia,  Universitá degli Studi di Roma La Sapienza

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Publicado

2016-11-06

Edição

Seção

Dossiê Territórios e Paisagens de subjetivação

Como Citar

“Fazer falar o silêncio da história”: a virada narrativa dos museus. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 28, n. 2, p. 181–186, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5124. Acesso em: 19 dez. 2025.