Cidades-experimentações: para inscrição numa (est)ética da aprendizagem enquanto acontecimento

Autores

  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paula Marques da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Joelma Adriana Abrão Remião Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Cidade-Experimentação, Pesquisa-formação, Narratividade criadora, Prática docente, Educação básica

Resumo

Este texto, ao adentrar os muitos planos traçados por uma história de pesquisa e formação esculpida  numa zona de interferência com a filosofia, em especial com Gilles Deleuze, Henri Bergson e Mikhail Bakhtin,  discorre sobre como a temática da cidade vai se tornando expressiva em seu devir experimentação, sugerindo  um efeito-labirinto de nós em rede-de-nós, que não para de se bifurcar e, paradoxalmente, também não para de, em nós, se condensar como um efeito-cidade-em-nós. Um encontro (est)ético com cidades construídas por crianças no entrelaçamento do currículo programático escolar e a cidade do cotidiano, tecendo-se em  composições   narrativas.

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Biografia do Autor

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE).

Paula Marques da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Professora colaboradora do Departamento de Psicologia (DEPSI) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná.

Joelma Adriana Abrão Remião, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

AXT, M.; DA SILVA, P. M.; REMIÃO, J. A. A. Cidades-experimentações: para inscrição numa (est)ética da aprendizagem enquanto acontecimento. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 2, p. 231-241, 7 nov. 2016.

Edição

Seção

Dossiê Territórios e Paisagens de subjetivação