Cidades-experimentações: para inscrição numa (est)ética da aprendizagem enquanto acontecimento
Palavras-chave:
Cidade-Experimentação, Pesquisa-formação, Narratividade criadora, Prática docente, Educação básicaResumo
Este texto, ao adentrar os muitos planos traçados por uma história de pesquisa e formação esculpida numa zona de interferência com a filosofia, em especial com Gilles Deleuze, Henri Bergson e Mikhail Bakhtin, discorre sobre como a temática da cidade vai se tornando expressiva em seu devir experimentação, sugerindo um efeito-labirinto de nós em rede-de-nós, que não para de se bifurcar e, paradoxalmente, também não para de, em nós, se condensar como um efeito-cidade-em-nós. Um encontro (est)ético com cidades construídas por crianças no entrelaçamento do currículo programático escolar e a cidade do cotidiano, tecendo-se em composições narrativas.Downloads
Referências
AXT, M. Civitas a cidade viva ou de um espaço para o acontecimento-invenção na escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 2. p. 219-235, 2004.
AXT, M. Comunidades virtuais de aprendizagem e interação dialógica: do corpo, do rosto e do olhar. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 7, n. 3, p. 256-268, set./dez. 2006.
AXT, M. Por uma escuta dos sentidos na maturidade-velhice. In: OUTEIRAL, J. et al. (Org.). Amadurecer: ensaios sobre o envelhecimento. Curitiba: Maresfield Garden, 2013.
AXT, M. Imaginar... Aprender... O Projeto Civitas e a pequena porta por onde passa Alice. In: SILVEIRA, P. D.; AXT, M.; HINTERHOLZ, B. (Org.). Imaginar e aprender na Educação Infantil: Projeto Civitas. Porto Alegre: Paiol/Leitura XXI, 2014. p. 13-23.
AXT, M. et al. Interdisciplinaridade na ótica do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS. In: PHILIPPI JR., A.; SILVA NETO, A. J. (Ed.). Interdisciplinaridade em Ciência Tecnologia e Inovação. Barueri: Manole, 2011. p. 629-646.
AXT, M.; ELIAS, C. R. Autoria coletiva ambientes virtuais e formação. In: MARASCHIN, C.; FREITAS, L. B. L.; CARVALHO, D. C. (Org.). Psicologia e Educação: multiversos sentidos, olhares e experiências. Porto Alegre: UFRGS, 2003. v. 1, p. 259-277.
AXT, M.; KREUTZ, J. R. Sala de aula em rede: de quando a Autoria se (Des)dobra em Inter(ven)ção. In: FONSECA, T. M. G.; KIRST, P. G. Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS, 2003. p. 319-339.
AXT, M.; MARASCHIN, C. Narrativas avaliativas como categorias autopoéticas do conhecimento. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, p. 21-42, 1999.
AXT, M.; MARTINS M. A. R. Coexistir na diferença; de quando a formação em serviço pensa modos de habitar a sala de aula. In: TRINDADE, I. M. F. (Org.). Múltiplas alfabetizações e alfabetismos. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p.133-158.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1990.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002a.
BAKHTIN M. Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. 5. ed. São Paulo: Hucitec/Annablume, 2002b.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. 2. ed. São Carlos, SP: Pedro e João, 2012.
BAREMBLITT, G. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 1998.
BARROS, M. de. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010.
BAUM, L. F. O Mágico de Oz. Porto Alegre: L&PM, 2001.
BERGSON, H. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BERGSON, H. O pensamento e o Movente: ensaios e conferências. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CALVINO, I. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990a.
CALVINO. I. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990b.
COSTA, L. O corpo das nuvens: o uso da ficção na Psicologia Social. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 26, n. esp., p. 551-576, 2014.
DELEUZE, G. O mistério de Ariana. Lisboa: Passagens, 1996.
DELEUZE, G. Crítica y Clínica. Barcelona: Anagrama, 1997.
DELEUZE, G. A lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Ed 34, 1997.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed 34, 2000.
DIAS, R. O. Imaginar. In: FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. (Org.). Pesquisar na Diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 127-130.
FUGANTI, L. A. Saúde, Desejo e Pensamento. In: CAMPOS, F. B.; LANCETTI, A. (Org.). SaúdeLoucura: experiências da reforma psiquiátrica. São Paulo: Hucitec, 1990. v. 2, p. 19-82.
FUGANTI, L. A. Devir. In: FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. (Org.). Pesquisar na Diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012. p.75-79.
GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed 34, 1993.
KREUTZ, J. R. Resistir, problematizar e experimentar como desdobramentos do aprender. 2009. Tese (Doutorado)__Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
KRUG, M. Pelas trilhas do Civitas: experimentações e vivências numa prática pedagógica investigativa. In: TRINDADE, I. M. F. (Org.). Múltiplas Alfabetizações e Alfabetismos. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p. 159-180.
LAZZAROTTO, G. D. R. Experimentar. In: FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. (Org.). Pesquisar na Diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012. p.101-103.
MARTINS, M. A. R. Projeto Civitas: (multi)(pli)cidades e as interveRsões do tempo na sala de aula: ensino fundamental. 2009. Tese (Doutorado)__Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
REMIÃO, J. A. A.; SILVA, P. M. da; AXT, M. Cidades narradas: dispositivo dialógico para uma estética das relações no campo da pesquisa-formação. In: HETKOWSKI, T. M.; MÜLLER, D. N.; AXT, M. (Org.). Cultura Digital e espaço escolar. Salvador: EDUNEB, 2014. p.155-178.
SELLI, M. S.; AXT, M. Formação de professores: produzindo inclusão digital e aprendizagem numa perspectiva (est)ética. In: HETKOWSKI, T. M.; MÜLLER, D. N.; AXT, M. (Org.). Cultura Digital e espaço escolar. Salvador: EDUNEB, 2014. p. 233-254.
SILVEIRA, P. D. O que fazemos enquanto grupo de professores abertos ao aprender. In: SILVEIRA, P. D.; AXT, M.; HINTERHOLZ, B. (Org.). Imaginar e aprender na Educação Infantil: Projeto Civitas. Porto Alegre: Paiol/Leitura XXI, 2014. p. 25-29.
SOUZA, K. C. de O. Ressonância de uma Ética da Escuta: no entremeio da formação docente e sala de aula. 2013. Dissertação (Mestrado)__Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.