Infância e Cidade: inventar espaços e modos de viver

Autores

  • Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Livia do Nascimento Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Palavras-chave:

infância, cidade, relações de poder

Resumo

Nossa experiência com pesquisa no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente evidencia práticas institucionais que relacionam o movimento da criança na cidade com práticas de recolher e abrigar em determinados estabelecimentos. Problematizamos como as ligações entre a infância e a cidade vão sendo constituídas  na produção  das  relações de  que visam governar a vida, desenvolvendo um estudo genealógico, referenciado em Michel Foucault, com duas linhas de análise: a criação de mecanismos que articulam a infância, a família e o espaço urbano, na sociedade moderna,  considerando os estudos de Jacques Donzelot e Philippe Ariès; e os registros das diretrizes  de referência na política da infância no Brasil (Código de Menores - 1927 e 1979, Estatuto da Criança e do Adolescente - 1990). Entre os modos de governar e inventar a infância e a cidade no Brasil encontramos o diagrama de um sentimento de sujeito de direito infanto-juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Grupo de extensão Estação Psi com ações em análise institucional e formação em psicologia no contexto de políticas públicas juvenis, educação e saúde coletiva; desenvolvendo atividades com as Faculdades de Educação e Direito no Núcleo de Extensão e Pesquisa do Programa Interdepartamental de Práticas com Adolescentes em Conflito com a Lei(PIPA).Experiência com ênfase em Psicologia Social e Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, instituições, formação em psicologia e políticas públicas, juventude, dispositivos de expressão e escrita. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição - LELIC-UFRGS.

Maria Livia do Nascimento, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Exclusão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

LAZZAROTTO, G. D. R.; NASCIMENTO, M. L. DO. Infância e Cidade: inventar espaços e modos de viver. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 2, p. 257-265, 7 nov. 2016.

Edição

Seção

Dossiê Territórios e Paisagens de subjetivação