A dança como política do encontro com pessoas e lugares

Autores

  • Ruth Torralba Ribeiro Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, RJ
  • Lidia Costa Larangeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Vainer de Albuquerque Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Raquel Simões Gouvêa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thaís Leitão Chilinque Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2182

Palavras-chave:

dança, cidade, política

Resumo

Este relato de pesquisa visa partilhar a experiência no projeto “Cartografias do Corpo na Cidade”, realizado pelo Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Núcleo utiliza a cartografia como bússola metodológica para mapear experiências intensivas na cidade em que a dimensão vibrátil dos corpos é acionada. Neste artigo destacamos os processos de errância e ocupação afetiva na região portuária do Rio de Janeiro e a realização de proposições de dança em movimentos de resistência política no ano de 2016, como prática artística de re-existência. Ao investigar a fricção entre arte-e-vida, expandimos o entendimento do que pode a dança quando emerge do encontro com pessoas e lugares.

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Biografia do Autor

Ruth Torralba Ribeiro, Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, RJ

Ruth Torralba Ribeiro é artista da dança, psicóloga clínica, professora e pesquisadora. É doutora e mestre em psicologia (UFF), terapeuta pelo movimento (FAV) e possui aperfeiçoamento em eutonia (Instituto Gerda Alexander). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa Estudos e Encontros em Dança (NUPEED - UFRJ) e do Laboratório de Subjetividade e Corporeidade (CORPOREILABS - UFF, FAV, UFRJ, UFC)

Lidia Costa Larangeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Lidia Costa Larangeira é artista da dança e atua como Professora Assistente nos cursos de graduação em Dança do Departamente do Arte Corpora da UFRJ. É doutoranda em Artes pela UERJ, mestre em Ciência da Arte pela UFF e especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA. Dançou com Holly Cavrell, Regina Miranda, Duda Maia, Leslie Satin, Luis Mendonça, Andrea Jabor, e trabalhou cinco anos na Lia Rodrigues Cia. de Danças, tendo colaborado para a criação da Escola Livre de Danças da Maré, no projeto de formação intensiva em dança para adolescentes da região. Atualmente é colaboradora do Laboratório de Subjetividade e Corporeidade - CORPOREILABS da UFF e Coordena o Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança da UFRJ, com o projeto “Cartografias do corpo na cidade: ações artísticas e ocupação afetiva no Morro da Conceição”.

Laura Vainer de Albuquerque, Universidade Federal Fluminense

Laura Vainer é artista da dança e estudante em fase de conclusão do curso de Licenciatura em Dança da UFRJ. Iniciou os estudos em dança como bailarina na Cia. de Ballet do Rio de Janeiro. De 2013 a 2015 foi bolsista no Laboratório de Arte Educação/UFRJ, onde trabalhou como monitora da disciplina Introdução aos Estudos da Corporeidade sob a coordenação da Prof. Dra. Maria Ignez de Souza Calfa. Atualmente é bolsista no Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança/UFRJ, coordenado pela artista e professora Lidia Larangeira, e está envolvida na criação do TRAÇO - Núcleo de Performatividades da Imagem/UFRJ sob orientação do artista e professor Felipe Ribeiro. Mantém uma pesquisa pessoal em dança e escrita.

Bruna Raquel Simões Gouvêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bruna Gouvêa é artista da dança, pesquisadora, professora e estudante em fase de conclusão do curso de Bacharelado em Dança na UFRJ. Foi bolsista no projeto A Poética do Fluxo/UFRJ coordenado pela professora Maria Alice Poppe (2013). Atualmente é bolsista no Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança/UFRJ coordenado pela professora Lidia Larangeira. Em consonância com a pesquisa realizada no Núcleo intitulada “Cartografias do corpo na cidade: ações artísticas e ocupação afetiva no Morro da Conceição” desenvolve o trabalho artístico que recebe o nome de Corpo-janela: cartografias de uma dança-com.


Thaís Leitão Chilinque, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Thaís Chilinque é artista da dança, do teatro e da performance. Formada em Artes Dramáticas pela Escola Estadual de Teatro Martins Pena, é performer do Coletivo Líquida Ação. Bacharelanda em Dança pela UFRJ, foi bolsista-intérprete da Companhia Folclórica do Rio- UFRJ; e compôs a equipe de bolsistas da primeira etapa do Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal– projeto realizado através do termo de cooperação técnica entre FUNARTE/MinC e UFBA. É colaboradora do Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança da UFRJ, com quem desenvolve proposta Cartografias do Corpo na Cidade, uma ocupação artística e afetiva na Zona Portuária e em outros espaços intensivos da cidade do Rio de Janeiro.


Referências

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

RIBEIRO, R. T.; LARANGEIRA, L. C.; ALBUQUERQUE, L. V. DE; GOUVÊA, B. R. S.; CHILINQUE, T. L. A dança como política do encontro com pessoas e lugares. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 143-151, 31 ago. 2017.

Edição

Seção

Dossiê Corporeidade

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