Modulações do existir: entre luzes e sombras

Autores

  • Helia Borges Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2331

Palavras-chave:

pequenas percepções, coemergência, autismo, Winnicott

Resumo

A partir de um sentido crítico sobre abordagens somáticas, pesquisadores contemporâneos apresentam sintonia com uma clínica que se constitui nos intervalos da comunicação linguageira. A brincadeira de esconde-esconde do infans que faz desaparecimento na ausência conectiva do olhar – o contato olho a olho como lugar de deslizamento para o Fora – aponta para o universo das pequenas percepções que habitam a comunicação intensiva. Ao buscar no conceito de Natureza uma aliança para ampliar o conhecimento sobre o sofrimento humano, Winnicott instaura uma distância crítica ao modelo psicanalítico clássico, restituindo ao pensamento sua dimensão problemática e aproximando-se, desta forma, de clínicos, pesquisadores e filósofos atuais que se posicionam na contramão da condição, cada vez mais violenta, de práticas de assujeitamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helia Borges, Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, RJ

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) , Pós-Graduação em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) ; Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); Doutorado em Saúde Coletiva no IMS / Universidade Estadual do Rio de Janeiro ( 2009); Pós-Doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica PUC-SP (2015). Psicanalista. Coordena o curso de Pós-Graduação em terapia através do movimento - Corpo e subjetivação da Faculdade Angel Vianna. É professora da Faculdade Angel Vianna da Graduação , da Pós-Graduação em Terapia através do Movimento - Corpo e e subjetivação. e da Pós-Graduação em Preparação Corporal na Artes Cênicas na mesma instituição exercendo também orientação a monografias de final de curso para os alunos da graduação e da pós-graduação. Organiza e é curadora em eventos de arte da performance e dança. Vem colaborando em banca de defesa e participação em eventos com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Trabalha, principalmente, com seguintes temas: psicanálise, filosofia da estética: arte - em especial a dança, o movimento e processos de subjetivação. Nestes temas tem vários artigos em revistas e livros especializados e em, 2016 publicou o livro: Movimento, o Corpo e a Clínica.

Referências

DAVID-MÉNARD, M. Human nature ou human condition. In: CYSSAU, C.; VILLA, F. (Org.). La nature humaine à l’epreuve de Winnicott. Paris: PUF, 2006. p. 159-164.

DELEUZE, G. A dobra: Leibniz e o Barroco. São Paulo: Papirus, 2000.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo. Rio de Janeiro: Imago, 1972.

ESTAMIRA. Direção: Marcos Prado. Produção: José Padilha e Marcos Prado. Rio de Janeiro: Riofilme, 2004. 1 DVD (127 min).

GIL, J. Metamorfose do corpo. Lisboa: Relógio d’Água, 1980.

MANNINGAND, E.; MASSUMI, B. Thought in the act: passages in the ecology of experience. Minneapolis: University of Minnesota, 2014.

VIRILIO, P. Estética da desaparição. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

WINNICOTT, D. A natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

BORGES, H. Modulações do existir: entre luzes e sombras. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 191-195, 31 ago. 2017.

Edição

Seção

Dossiê Corporeidade