UNESCO, mulheres e biopoder no Brasil: alguns apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i3/1052Palavras-chave:
UNESCO, Brasil, mulheres, biopolítica, disciplinaResumo
O texto interroga as práticas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) frente às mulheres brasileiras e opera uma analítica dos discursos racistas e utilitaristas que promovem disciplina e regulações securitárias com base na educação e cultura. A preocupação com os direitos violados nos países chamados em desenvolvimento pela UNESCO, e seus designados parceiros se, de um lado, constitui um importante anteparo às violências, de outro, cria condições para práticas disciplinares e securitárias de base neoliberal e mundializada que devem ser problematizadas. As mulheres entram na agenda da UNESCO sob o ângulo da segurança ameaçada e da segurança a realizar traduzido em políticas públicas dirigidas a elas e a seus filhos.
Downloads
Referências
DONZELOT, J. Polícia das famílias. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault – uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
EWALD, F. Foucault, a Norma e o Direito. Lisboa: Vega, 1993.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. v. 1.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999a.
FOUCAULT, M Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999b.
FOUCAULT, M. Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. Coleção Ditos & Escritos, v. 4.
FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
FOUCAULT, M. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GIACÓIA JÚNIOR, O. Sobre direitos humanos na era da bio-política. Kriterion: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 49, n. 118, p. 267-308, dec. 2008. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2008000200002.
KOICHIRO, M. A UNESCO e os desafios do novo século. Brasília: UNESCO, 2002.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Nossa diversidade criadora: Relatório da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Brasília: UNESCO, 1997.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Cultivando vida, desarmando violências: experiência em educação, cultura, lazer, esporte e cidadania com jovens em situação de pobreza. Brasília: UNESCO, 2001.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Construção e identidade: as ideias da UNESCO no Brasil. Brasília: Jorge Werthein/UNESCO, 2002.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Por uma economia com face mais humana. Brasília: UNESCO, 2003.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Relatório Jacques Delors. Educação para o século XXI: um tesouro a descobrir. Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2006.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Mais ética, mais desenvolvimento. Brasília: UNESCO, 2008.
PASSETTI, E. Direitos humanos, sociedade de controle e a criança criminosa. In: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS/CRP-RJ. (Org.). Direitos humanos? O que temos a ver com isso? Rio de Janeiro: CRP-RJ, 2007. v. 1, p. 63-81.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.