Infância, loucura e alteridade: a criança em devir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/5523

Palavras-chave:

alteridade, criança, infância, loucura

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar a infância que é vivenciada por crianças em um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil - CAPSIJ, a partir da análise dos registros de uma experiência de estágio. Para tal, a metodologia utilizada foi o estudo de caso de um CAPSIJ. Traçando um retrato do CAPSij, foi possível evidenciar como se articula o serviço para propor intervenções com as crianças ali atendidas. Por meio da análise do relato das atividades desenvolvidas no local, do fluxo do serviço e do registro das interações com a equipe do local, percebeu-se um modo de cuidado peculiar e em constante construção, possibilitando formas de construção de subjetividade, bem como de apropriação de si mesmo. Diante do exposto no estudo de caso, foi possível concluir que há possibilidades de alteridade para a criança que frequenta o CAPSij desde que considerada a escuta e o devir-criança de cada profissional que atua serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Medianeira de Mello, UNICNEC - Centro Universitário Cenecista de Osório, Osório, RS

Doutora em Psicologia pela Universidad Autònoma de Madrid (2004) com titulo reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A tese doutoral versou sobre noções freudianas na obra de Machado de Assis do ponto de vista clínico-psicanalítico, social e cultural. Psicóloga Clínica e Psicanalista tem experiência na docência em cursos de psicologia nas áreas: clínica ; psicopatologia ; supervisões e orientações. Atualmente é professora do Centro Universitário Cnec - UNICNEC. Desenvolve atividades no consultório privado em tratamentos e supervisões. Tem publicações de artigos científicos bem como livro, tanto como autora tanto como organizadora, além de capítulos de livros.

Janaina Dorigo dos Santos, Centro Universitário da Serra Gaúcha, Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade da Serra Gaúcha (2014). É servidora pública no cargo de educadora social desde 2011 na Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul e Diretora de um Abrigo Institucional da cidade. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Menor, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescentes, autonomia, loucura, guia-gam e medicação.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

BRUM, E. Como se fabricam crianças loucas. El País, 17 mar. 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/03/17/opinion/1395072236_094434.html. Acesso em: 4 jul. 2014.

CECCIN, R. B.; PALOMBINI, A. L. Imagens da infância, devir-criança e uma formulação à educação do cuidado. Psicologia e Sociedade, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 301-312, set./dez. 2009. CrossRef

CERVO, M. R.; SILVA, R. A. N. da. A produção de uma patologização da infância na experiência de um CAPSi. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 15, 2009, Maceió. Anais... Maceió: ABRAPSO, 2009. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/481.%20a%20produ%C7%C3o%20de%20uma%20patologiza%C7%C3o%20da%20inf%C2ncia%20na%20experi%CAncia%20do%20capsi.pdf. Acesso em: 10 mar. 2014.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no CAPS: Centro de Atenção Psicossocial/Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/11/CAPS_05.07.pdf. Acesso em: 3 maio 2015.

FUGANTI, L. A. Saúde, desejo e pensamento. São Paulo: Hucitec/Linha de Fuga, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LARROSA, J. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: ______. Imagens do outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 67-86.

LEMOS, F. C. S. A judicialização da infância e seus impactos na vida das crianças e suas famílias. Desidades: Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude [online], ano 2, n. 2, p. 25-29, 2014. Entrevista concedida à Equipe Editorial da Revista DESidades. Disponível em: http://desidades.ufrj.br/open_space/entrevista-teste/. Acesso em: 8 abr. 2014.

MARINO, A. S. A criança na interface do silêncio medicamentoso e como sujeito em psicanálise. Polêmica, v. 12, n. 1, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/5274/3867. Acesso em: 10 mar. 2014.

PASSETI, E. O carcereiro que há em nós. In: XIMENDES, A. M. C.; REIS, C.; OLIVEIRA, R. W. (Org.). Entre garantia de direitos e práticas libertárias. Porto Alegre: CRPRS, 2013. p. 147-181.

PINK FLOYD. Another brick in the wall. The Wall. London: Columbia/CBS Records, 1979. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YR5ApYxkU-U. Acesso em: 5 out. 2014.

QUEIROZ, E. F. de. A divisão do sujeito: a hipótese de uma Urverleugnung (desmentido primordial). Psychê (São Paulo), São Paulo, v. 11, n. 21, p. 47-62, jul./dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382007000200004. Acesso em: 15 mar. 2014.

RIBEIRO, A. S. P. Teoria e prática em antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2006.

VARELA, J.; ALVAREZ-URIA, F. A maquinaria escolar. Revista Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 68-96, 1992.

ZAVASCHI, M. L. S. (Org.). Crianças Vulneráveis. In: ______. Crianças e adolescentes vulneráveis: o atendimento interdisciplinar nos centros de atenção psicossocial. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 24-42.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

MELLO, M. M. DE; SANTOS, J. D. DOS. Infância, loucura e alteridade: a criança em devir. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 3, p. 314-321, 26 nov. 2018.

Edição

Seção

Artigos