Infância, loucura e alteridade: a criança em devir
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/5523Palavras-chave:
alteridade, criança, infância, loucuraResumo
O artigo tem como objetivo investigar a infância que é vivenciada por crianças em um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil - CAPSIJ, a partir da análise dos registros de uma experiência de estágio. Para tal, a metodologia utilizada foi o estudo de caso de um CAPSIJ. Traçando um retrato do CAPSij, foi possível evidenciar como se articula o serviço para propor intervenções com as crianças ali atendidas. Por meio da análise do relato das atividades desenvolvidas no local, do fluxo do serviço e do registro das interações com a equipe do local, percebeu-se um modo de cuidado peculiar e em constante construção, possibilitando formas de construção de subjetividade, bem como de apropriação de si mesmo. Diante do exposto no estudo de caso, foi possível concluir que há possibilidades de alteridade para a criança que frequenta o CAPSij desde que considerada a escuta e o devir-criança de cada profissional que atua serviço.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.
BRUM, E. Como se fabricam crianças loucas. El País, 17 mar. 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/03/17/opinion/1395072236_094434.html. Acesso em: 4 jul. 2014.
CECCIN, R. B.; PALOMBINI, A. L. Imagens da infância, devir-criança e uma formulação à educação do cuidado. Psicologia e Sociedade, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 301-312, set./dez. 2009. CrossRef
CERVO, M. R.; SILVA, R. A. N. da. A produção de uma patologização da infância na experiência de um CAPSi. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 15, 2009, Maceió. Anais... Maceió: ABRAPSO, 2009. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/481.%20a%20produ%C7%C3o%20de%20uma%20patologiza%C7%C3o%20da%20inf%C2ncia%20na%20experi%CAncia%20do%20capsi.pdf. Acesso em: 10 mar. 2014.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no CAPS: Centro de Atenção Psicossocial/Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/11/CAPS_05.07.pdf. Acesso em: 3 maio 2015.
FUGANTI, L. A. Saúde, desejo e pensamento. São Paulo: Hucitec/Linha de Fuga, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LARROSA, J. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: ______. Imagens do outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 67-86.
LEMOS, F. C. S. A judicialização da infância e seus impactos na vida das crianças e suas famílias. Desidades: Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude [online], ano 2, n. 2, p. 25-29, 2014. Entrevista concedida à Equipe Editorial da Revista DESidades. Disponível em: http://desidades.ufrj.br/open_space/entrevista-teste/. Acesso em: 8 abr. 2014.
MARINO, A. S. A criança na interface do silêncio medicamentoso e como sujeito em psicanálise. Polêmica, v. 12, n. 1, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/5274/3867. Acesso em: 10 mar. 2014.
PASSETI, E. O carcereiro que há em nós. In: XIMENDES, A. M. C.; REIS, C.; OLIVEIRA, R. W. (Org.). Entre garantia de direitos e práticas libertárias. Porto Alegre: CRPRS, 2013. p. 147-181.
PINK FLOYD. Another brick in the wall. The Wall. London: Columbia/CBS Records, 1979. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YR5ApYxkU-U. Acesso em: 5 out. 2014.
QUEIROZ, E. F. de. A divisão do sujeito: a hipótese de uma Urverleugnung (desmentido primordial). Psychê (São Paulo), São Paulo, v. 11, n. 21, p. 47-62, jul./dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382007000200004. Acesso em: 15 mar. 2014.
RIBEIRO, A. S. P. Teoria e prática em antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2006.
VARELA, J.; ALVAREZ-URIA, F. A maquinaria escolar. Revista Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 68-96, 1992.
ZAVASCHI, M. L. S. (Org.). Crianças Vulneráveis. In: ______. Crianças e adolescentes vulneráveis: o atendimento interdisciplinar nos centros de atenção psicossocial. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 24-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.