O cuidado de si em Michel Foucault: um dispositivo de problematização do político no contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5540Palavras-chave:
cuidado de si, política, éticaResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a noção do cuidado de si apresentada por Michel Foucault em seus estudos acerca da civilização greco-romana, analisando como as práticas do cuidado para consigo e para com os outros – quando articuladas à dimensão ética e às práticas de liberdade – conduzem a uma problematização do político, naquilo que incide sobre o governo dos outros. Por outro lado, os escritos foucaultianos também relacionam o cuidado de si a uma postura ativa (ético-política) do sujeito, caracterizando, assim, uma possibilidade de resistência ao biopoder – comumente atrelado às tecnologias de controle e vigilância dos corpos. Como referencial bibliográfico este artigo utiliza tomos da História da sexualidade, interligando-os aos cursos A hermenêutica do sujeito e O governo de si e dos outros, ministrados por Foucault no Collège de France, bem como a algumas de suas relevantes entrevistas e análises de comentadores.
Downloads
Referências
FOUCAULT, M. Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. Coleção Ditos & Escritos, v. 5.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2008.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2009a. v. 1.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 2009b. v. 2.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 2009c. v. 3.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010a.
FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010b.
GOMES, M. M. O. O cuidado de si na redução de danos: uma análise histórica, política e ética, a partir de Michel Foucault. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013.
GROS, F. A coragem da verdade. São Paulo: Parábola, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.