Homoparentalidade: um diálogo com a produção acadêmica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5560

Palavras-chave:

homoparentalidade, psicologia, família homoparental

Resumo

Este estudo objetiva discutir a produção acadêmica no campo do conhecimento científico brasileiro sobre a homoparentalidade. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados do Scielo e do Google Acadêmico, utilizando o descritor “homoparentalidade”. Verificamos que é recente e incipiente a discussão sobre a temática da homoparentalidade no Brasil, pois foram encontrados somente 19 artigos científicos publicados no período de 2005 a 2013. O termo é bastante novo, em termos históricos, e parece estar adentrando o campo científico recentemente. A psicologia é a área de atuação que mais pesquisa sobre homoparentalidade. Analisando os resultados das pesquisas existentes, percebemos que o tema em questão ainda é muito cercado por preconceitos, rótulos e estigmas. 

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Biografia do Autor

Thaís Blankenheim, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Psicóloga Clínica e Escolar. Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale/RS. Graduada em Psicologia pela Universidade Feevale/RS. Integrante do grupo de pesquisa Preconceito, Vulnerabilidades e Processos Psicossociais (PVPP) da PUCRS. Atualmente, pesquisa nas temáticas relacionadas à escola, formação de professores/as, inclusão, preconceito, diversidade sexual e de gênero, diversidade familiar e infância. Na atuação clínica, tem experiência em atendimentos individuais de crianças, adolescentes e adultos e em atendimentos em grupos multidisciplinares e interdisciplinares em saúde. Ministra grupos de estudos direcionados à formação de estudantes e profissionais em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica. Na área escolar atua, principalmente, em educação infantil, com foco em prevenção e promoção de saúde mental na escola e formação de professores/as.

Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Universidade Feevale, Vila Nova, Novo Hamburgo, RS

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), Especialização em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre (2000), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade Feevale, atuando no Curso de Psicologia e em Cursos de Pós-Graduação. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Tem experiência na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, envolvendo a prevenção, promoção e intervenção em saúde mental, sobretudo, nos contextos clínico e escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicanálise e Educação, Infância, Subjetividade e Síndrome de Down, Inclusão e Bullying Escolar. Atua na área da Psicologia Clínica.

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade Feevale, Vila Nova, Novo Hamburgo, RS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação. Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela UCES (2011), Doutora (2007) e Mestre (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Psicóloga. É professora Titular e pesquisadora da Universidade FEEVALE no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, orientando mestrado e doutorado, é também é professora adjunta no Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, onde atua no Programa de Pós-Graduação de Educação, orientando teses e dissertações. Como pesquisadora é vinculada ao Grupo de Pesquisa Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental da FEEVALE e ao Grupo Práticas de Pesquisa e indicadores de qualidade na educação, do UNILASALLE. Atua nas áreas dos Estudos de Gênero, Psicanálise, Psicologia e Educação, nos temas Educação sexual, Saúde sexual e reprodutiva, Gravidez na adolescência, Formação de professores, Politicas Publicas e Direitos Humanos. Tem publicado regularmente seus artigos em revistas científicas qualificadas nacional e internacionalmente, bem como livros e capítulos de livros.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

BLANKENHEIM, T.; OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. DE; QUARESMA DA SILVA, D. R. Homoparentalidade: um diálogo com a produção acadêmica no Brasil. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 2, p. 243-249, 19 jul. 2018.

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