A Residência Multiprofissional em Saúde como estratégia para a humanização: modos de intervir no cotidiano de um hospital universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/5561

Palavras-chave:

residência multiprofissional, humanização, saúde

Resumo

A saúde coletiva tem se constituído como uma nova forma de conceber a saúde e a doença, produzindo mudanças nas práticas de atenção/gestão do SUS (Sistema Único de Saúde). Dentre essas mudanças, destaca-se a aposta na produção de um tipo de relação entre os sujeitos e em certo modo de trabalhar em equipe. Nesse contexto, foi criada a Política Nacional de Humanização (PNH), favorecendo a produção de espaços e práticas coletivas, dentre os quais a Residência Multiprofissional (REMU). Este trabalho teve por objetivo acompanhar e analisar processos de criação de dispositivos consonantes com a PNH em um Hospital Universitário, a partir das intervenções produzidas pela REMU. O método utilizado foi a Cartografia, que possibilitou o mapeamento das forças presentes nas relações em que se constrói tal projeto de saúde. Através da atuação multiprofissional, criaram-se no cotidiano do hospital mecanismos de fortalecimento do SUS ao se experimentarem novos modos de cuidar e organizar os serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Alves Menezes, Universidade Federal do Sergipe, São Cristóvão, SE

Possui graduação - Formação de psicólogo (2012) e Licenciatura em Psicologia (2013) - pela Universidade Federal de Sergipe. Foi estudante bolsista pelo Programa PIBIC/CNPq, de 2008 a 2009 e pesquisadora voluntária e bolsista do Programa de Iniciação à Extensão PIBIX/PROEX/UFS, de 2009 a 2010. É especialista em Saúde do Adulto e do Idoso (Residência Multiprofissional-Hospital Universitário [UFS] 2014) e Mestra em Psicologia Social (Universidade Federal de Sergipe -2016). Exerceu atividades profissionais relacionadas à área assistencial, gerencial e de ensino, atuando nos três níveis de atenção à saúde: Atenção primária, Ambulatorial especializada e Hospitalar (Clínica Médica, Infectologia, Clínica Cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva). As referidas atividades realizadas foram: atendimentos clínicos individuais no hospital e ambulatório; pactuação com os serviços e encaminhamentos para as redes de atenção à saúde; plantão psicológico ambulatorial; discussões de casos clínicos com as equipes de saúde; suporte técnico à equipe de saúde; supervisão acadêmica aos alunos de graduação do curso de Medicina; atuação em equipe multiprofissional; ações educativas em salas de espera hospitalares, ambulatoriais e em grupos na atenção primária; realização de grupos de trabalho de humanização com a equipe de saúde. No mestrado realizou pesquisa em uma comunidade sobre os processos de subjetivação desencadeados na relação entre desenvolvimento, saúde e comunidade. Atuou em linhas de pesquisa que enfatizaram as seguintes temáticas: produção de subjetividade; a relação entre pensamento e modos de existência; política; saúde e comunidade. Atualmente é psicóloga clínica na abordagem fenomenológica-existencial (2012-atual) e psicóloga no Hospital Universitário de Lagarto (2018-atual)

Liliana da Escóssia, Universidade Federal do Sergipe, São Cristóvão, SE

Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) , Doutorado Sanduiche pelo Centre de Recherche en Epistemologie Apliqué - Ecole Polytechnique de Paris - (2002). Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Entre 2009 e 2010 realizou Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal de Sergipe. Atua e realiza pesquisas no campo da Psicologia Social e Institucional, Saúde coletiva e Saúde mental, com ênfase nos seguintes temas: Saúde e produção de subjetividade; tecnologias e modos de subjetivação/individuação; Produção de Coletivos e Territórios em saúde, Políticas e Práticas de Redução de Danos, Cuidado na Rua , Humanização e práticas coletivas em saúde.

Referências

ALMEIDA FILHO, N. Transdisciplinaridade e o paradigma pós-disciplinar na saúde. Revista Saúde e Sociedade [online], São Paulo, v. 14, n. 3, p. 30-50, set./dez. 2005. CrossRef

BENEVIDES, R.; PASSOS, E. Humanização na saúde: um novo modismo? Interface: Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 9, n. 17, p. 389-394, mar./ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a14.pdf. Acesso em: 30 abr. 2015.

BRASIL, Ministério da Saúde. Humaniza SUS: grupo de trabalho de humanização - GTH. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico de Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.077, de 12 de novembro de 2009. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde e institui O Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. 2009a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15462-por-1077-12nov-2009&Itemid=30192. Acesso em: 28 mar. 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2009b. Série B. Textos Básicos de Saúde.

BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento nas Práticas de Produção de Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. 2. ed., 5. reimp. Brasília: Ministério da Saúde, 2010a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010b.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico de Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: gestão participativa e co-gestão. Brasília: Ministério da Saúde, 2010c.

CAMPOS, G. W. Um método para análise e co-gestão de coletivos. São Paulo: Hucitec, 2000.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

ESCÓSSIA, L.; TEDESCO, S. O coletivo de forças como plano da experiência cartográfica. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 92-108.

FOUCAULT, M. O nascimento do hospital. In: ______. Microfísica do poder. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro, 2005.

GUATTARI, F; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de janeiro: Vozes, 2005.

KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Autêntica: Belo Horizonte: 2007.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 32-51.

ONOCKO-CAMPOS, R. T.; FURTADO, J. P. Entre a saúde coletiva e a saúde mental: um instrumental metodológico para avaliação da rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Sistema Único de Saúde. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 1053-1062, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v22n5/18.pdf. Acesso em: 15 maio 2015.

PASCHE, D. F. A saúde coletiva: novo campo de reflexão crítica da saúde. In: PASCHE, D.; CRUZ, I. (Org.). A saúde coletiva: diálogos contemporâneos. Ijuí: Unijuí, 2005. Coleção Saúde Coletiva, p. 22-28.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

MENEZES, A. A.; ESCÓSSIA, L. DA. A Residência Multiprofissional em Saúde como estratégia para a humanização: modos de intervir no cotidiano de um hospital universitário. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 3, p. 322-329, 26 nov. 2018.

Edição

Seção

Artigos