Um olhar sobre a “vivência” através do seu autor: Conceitos e traduções na obra de Vigotski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i1/5588

Palavras-chave:

Vigotski, vivência, atividade criadora

Resumo

Quase 80 anos depois da morte de Vigotski, o grande público de intelectuais do campo da psicologia e da pedagogia fica com a sensação de desconhecimento sobre o pensamento desse autor, muito em função dos problemas de tradução dos seus textos em russo para outras línguas. A parte das edições estrangeiras dessas obras aconteceu durante o período de disputa ideológica entre EUA e URSS; e, mesmo em seu país, a produção científica de Vigotski foi retaliada pelo governo de Joseph Stalin. Hoje em dia, ainda há textos desse pensador que não foram publicados em russo. O presente artigo se pauta por um recorte teórico dentro da extensa produção acadêmica de Lev Vigotski. Este ensaio pretende discutir os conceitos de “vivência” nas obras de Vigotski. A palavra “vivência” é uma tradução para a língua portuguesa do vocábulo perejivanie, do idioma russo. Vigotski, em seus textos, também utiliza a palavra opit (experiência, em português), mas com um sentido distinto. A pesquisa defende que o conceito de “vivência” contribui para que os estudiosos da educação interpretem toda ação humana como portadora de uma certa atividade criativa.

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Biografia do Autor

Daniel Luiz Poio Roberti, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, RJ

Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011) e doutor em Educação pela UFF (2015). Atualmente é professor adjunto da área de Fundamentos da Educação e Geografia do curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (IEAR) e integrante do Núcleo de Pesquisa em Geografia Humana: Teoria, Método e Ensino (NUPEGH) e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI/Cnpq-UFF). Coordenador de estágio e representante do curso Geografia do EAR no colegiado de licenciaturas da UFF. Tem experiência nas disciplinas de estágio, análise e produção de material didático, ensino de geografia para graduação em pedagogia e cartografia escolar Atua, principalmente, nos seguintes temas: análise e produção de material didático, construção dos conceitos geográficos e cartográficos no segmento básico de ensino.

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

ROBERTI, D. L. P. Um olhar sobre a “vivência” através do seu autor: Conceitos e traduções na obra de Vigotski. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. 1, p. 16-19, 22 fev. 2019.

Edição

Seção

Artigos