Diálogos da Psicologia com Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i1/5590

Palavras-chave:

Foucault, Psicologia, Psicologia social

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir como a Psicologia no Brasil tem dialogado com as teorizações do filósofo Michel Foucault. Apresentamos os resultados de uma pesquisa que analisou artigos científicos da Psicologia que utilizam as ferramentas teórico-metodológicas do autor. Estes artigos foram publicados em periódicos eletrônicos indexados e estão disponíveis no sítio eletrônico da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-Psi). Os resultados apontam para uma utilização crescente do autor a partir do início dos anos 2000, principalmente na Psicologia Social. Os principais pontos de articulação com o pensamento foucaultiano foram: a problematização da própria produção científica, questionando a sua neutralidade e afirmando, portanto, sua dimensão política; a análise da inter-relação entre a produção de discursos e modos de subjetivação, por sua vez ligada a práticas de governamentalidade, estratégias biopolíticas e normalização da vida; e, por fim, o questionamento das práticas psicológicas como dispositivos éticos de subjetivação.

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Biografia do Autor

Carlysson Alexandre Rangel Gomes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas.

Aline Kelly da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

Graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi professora da Faculdade Pitágoras de Maceió (2016-2017) e do Instituto de Psicologia da UFAL (2015-2016). É integrante do Grupo de Pesquisa Processos Culturais, Políticas e Modos de Subjetivação (UFAL) e assistente de edição da Revista Psicologia & Sociedade. Situa-se no campo da Psicologia Social, estudando dispositivos contemporâneos de subjetivação, políticas públicas, violência, produção de vulnerabilidade social e sistema de atendimento socioeducativo.

Larissa de Moura Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

Mestranda no curso de pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe. Psicóloga graduada no curso de Psicologia da UFAL. Integra o Grupo de estudos e pesquisa sobre cidadania, exclusão social e direitos humanos. Seus principais temas de interesse são: relações de gênero, políticas públicas, processos de subjetivação e produção de conhecimento, a partir de referenciais teórico-metodológicos vinculados à Psicologia Social na interface com o pensamento foucaultiano.

Simone Maria Huning, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

Professora Associada do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com período de doutorado sanduíche na London School of Economics (LSE). Pós-doutora pelo Brazil Institute, King's College London. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAL (2015-2017). Co-editora da Revista Psicologia e Sociedade (2016-2019). Membro do Conselho Editorial das Revistas Polis e Psique e Arquivos Brasileiros de Psicologia. Representante da ABRAPSO no Grupo de Trabalho para a elaboração da Resolução Complementar à Res. 466/12- Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais da CONEP/CNS (2015-2016). Membro o Fórum de Ética da ANPEPP desde setembro de 2015. Tem seu trabalho voltado para o campo da Psicologia Social, desenvolvendo atividades de docência, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação. Seus principais temas de interesse são interlocuções da psicologia social com os estudos foucaultianos, processos de subjetivação, contextos urbanos, exclusão e violência, governamentalidade, produção de conhecimento, ética e pesquisa em psicologia. É líder do grupo de pesquisa "Processos Culturais, Políticas e Modos de Subjetivação".

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

GOMES, C. A. R.; SILVA, A. K. DA; CAVALCANTE, L. DE M.; HUNING, S. M. Diálogos da Psicologia com Michel Foucault. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. 1, p. 20-26, 22 fev. 2019.

Edição

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