Adolescente usuário de substâncias psicoativas

concepção de profissionais sobre a rede de cuidado

Autores

  • Daniele Dalla Porta Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil
  • Mirela Frantz Cardinal Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil
  • Bruna Rios Paim Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil
  • Diana Mara Sarzi Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil
  • Amanda de Lemos Mello Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil
  • Daiana Foggiato de Siqueira Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/5688

Palavras-chave:

Adolescente, transtornos relacionados ao uso de substâncias, assistência integral à saúde

Resumo

O estudo objetivou conhecer a concepção de profissionais que atuam no Conselho Tutelar e no Judiciário acerca da rede de cuidado ao adolescente usuário de substâncias psicoativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 profissionais que atuavam na assistência e/ou no Judiciário em um município do interior do Rio Grande do Sul. A partir da análise de conteúdo, os resultados evidenciaram a importância de ações de prevenção envolvendo a família e a escola, bem como dificuldades vivenciadas pelos profissionais na rede, como a alta demanda de adolescentes, falta de recursos humanos, problemas na comunicação entre os serviços que compõem a rede, infraestrutura precária e alta rotatividade dos profissionais nos serviços. Conclui-se ser complexa, mas necessária, a articulação entre os distintos espaços de que o adolescente participa para que o cuidado seja ofertado de maneira integral e intersetorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Dalla Porta, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Saúde Mental pelo programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no sistema público de saúde (UFSM). Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com período de mobilidade acadêmica na Universidade do Porto (UP)/ Portugal. É integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde (NEIS) da UFSM/Santa Maria (RS). Possui interesse nas temáticas: saúde mental, parentalidade, infância, adolescência e comportamento de risco.

Mirela Frantz Cardinal, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Sou Psicóloga, graduada pelo curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Durante a graduação, fiz parte do Grupo de Pesquisa “Saúde, Minorias Sociais e Comunicação”. Fui bolsista FIEX/UFSM e PIVIC/UFSM em projeto de extensão e pesquisa, respectivamente. Tive a experiência em assistência estudantil e saúde mental/saúde pública durante o estágio. Também sou especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da UFSM. Tenho interesse pelas temáticas trabalhadas na psicologia social, como estudos de gênero, saúde pública e saúde mental. Também tenho interesse pelas temáticas relacionadas a comunicação e internet.

Bruna Rios Paim, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Franciscano (2009). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social. Realizou estágio no Juizado Especial Criminal de Santa Maria durante 2 anos. Foi monitora (bolsista) da matéria Política Social,da professora MS Rosilaine Coradini Guilherme. Durante 6 meses realizou estágio no CRAS-Leste (centro de referência de assistência social de Camobi de Santa Maria). E durante 1 ano realizou estágio curricular no Lar de Mirian e Mãe Celita que é uma ONG que acolhe (antigo abrigo) crianças de 0-12 anos. Atualmente encontra-se realizando Residência Multiprofissional em Saúde, programa da Saúde Mental, com atuação profissional junto a um CAPS AD na cidade de Santa Maria (RS), com dedicação exclusiva e como bolsista. É integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS) da UFSM/Santa Maria (RS).

Diana Mara Sarzi, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil

http://lattes.cnpq.br/7810410452581640
Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS (2010-2013). Técnica de Enfermagem pelo centro Universitário Franciscano, Santa Maria/RS (2006-2007). Atualmente, faço parte do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS) da UFSM/Santa Maria (RS). Membro do Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Região Centro do Rio Grande do Sul. Tenho afinidade pelas temáticas: Saúde Coletiva, Saúde Mental e Saúde da Mulher.

Amanda de Lemos Mello, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil

É Enfermeira da Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC, com atuação na Unidade Básica de Saúde e Professora do Curso de Enfermagem da UNISOCIESC. Formada em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Franciscana (UFN/2013). Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM-2016/2020) com Financiamento CAPES Demanda Social. Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (PPGCol/UFRGS) e Facilitadora de Educação Permanente em Saúde (UAB/Fiocruz). Foi Professora Substituta do Departamento de Enfermagem e do Departamento de Serviço Social (UFSM) (2018-2020). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde da UFSM. Membro do Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Região Centro do Rio Grande do Sul e do Núcleo de Estudos em Metodologias Participativas (NEMP). Graduanda do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (IFFAR Campus Panambi/RS). Na prática assistencial, possui interesse nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde do Adulto, Saúde Mental e Educação na Saúde, na pesquisa, nas temáticas que envolvem Saúde Coletiva, Formação Profissional, Educação Permanente em Saúde, Residências em Saúde e Saúde Mental vinculadas à métodos de pesquisa qualitativas e participativas, especialmente a Pesquisa Apreciativa.

Daiana Foggiato de Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Enfermeira pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), atual Universidade Franciscana (UFN). Especialista em Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGENF/UFSM). Professora Adjunta do departamento de enfermagem da UFSM. Pesquisadora líder do grupo de pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (FORESM/UFSM). Representante titular da UFSM no Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria.

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM (1983), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Franciscano (1998), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007). Pós-doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014-2015). Professor associado - Nível 2 da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atuação na Graduação, Residência Multiprofissional em Saúde e na Pós-Graduação, com experiência na área da Enfermagem do Adulto (Saúde Mental e Substâncias Psicoativas) e Formação em Saúde (Residências Multiprofissionais e Educação Permanente). Coordenou o Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas da UFSM de 2011 a 2017. Estudos de Abordagem Qualitativa especialmente apoiadas na Fenomenologia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde" (GP - FORESM da UFSM/RS).

Referências

ALVES, Vânia Sampaio. Modelos de atenção à saúde de usuários de álcool e outras drogas: discursos políticos, saberes e práticas. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 11, p. 2309-2319, 2009. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009001100002

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições, 2011.

BARNES, Wesley; ISMAIL, Khaled M.; CROME, Ilana B. Triply troubled: criminal behaviour and mental health in a cohort of teenage pregnant substance misusers in treatment. Criminal Behaviour and Mental Health [online], v. 20, n. 5, p. 335-348, 2010. https://doi.org/10.1002/cbm.776

BELLA Mônica et al. Hospitalization due to mental disorders and substance consumption in argentine adolescents: 2005-2006. Revista de Salud Publica, v. 16, n. 2, p. 36-45, 2012. http://www.saludpublica.fcm.unc.edu.ar/sites/default/files/RSP12_2_07_Hosp%20Trastornos%20mentales%20y%20consumo%20de%20sustancias.pdf

BOND, Lyndal et al. Social and school connectedness in early secondary school as predictors of late teenage substance use, mental health, and academic outcomes. Journal of Adolescent Health, v. 40, n. 4, p. 357.e9-357.e18, 2007. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2006.10.013

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação Nacional de DST e AIDS. A política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. (Série B. Textos básicos de saúde).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caminhos para uma política de saúde mental infanto-juvenil. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. (Série B. Textos básicos de saúde).

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da rede de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e legislação correlata. 9. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/camara/estatuto_crianca_adolescente_9ed.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: tecendo Redes para garantir direitos. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRONFENBRENNER, Urie. The ecology of human development: experiments in nature and design. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1979.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

BRONFEMBRENNER, Urie; MORRIS, Pamela, A. The ecology of developmental processes. In: DAMON, William.; LERNER, Richard M. (Org.). Handbook of child psychology. New York: John Wiley & Sons, 1998. v. 1, p. 993-1027.

BRUSAMARELLO, Tatiana et al. Papel da família e da escola na prevenção do uso de drogas pelo adolescente estudante. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 9, n. 4, p. 766-773, 2010. https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v9i4.13828

CHAN, Ya-Fen et al. HIV risk behaviors: risky sexual activities and needle use among adolescents in substance abuse treatment. AIDS and Behavior, v. 15, n. 1, p. 114-124, 2011. https://doi.org/10.1007/s10461-010-9702-3

CLEVELAND, Michael J. The role of risk and protective factors in substance use across adolescence. Journal of Adolescent Health, v. 43, n. 2, p. 157-164, 2008. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2008.01.015

CORTES, Laura Ferreira et al. Atenção a usuários de álcool e outras drogas e os limites da composição de redes. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 16, n. 1, p. 84-92, 2014. https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20279

COSTA, Pedro Henrique Antunes da et al. Desatando a trama das redes assistenciais sobre drogas: uma revisão narrativa da literatura. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 395-406, 2015. https://doi.org/10.1590/1413-81232015202.20682013

DELFINI, Patricia Santos de Souza; REIS, Alberto Olavo Advincula. Articulação entre serviços públicos de saúde nos cuidados voltados à saúde mental infantojuvenil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 357-366, 2012. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2012000200014

GROTH, Susan W.; MORRISON-BEEDY, Dianne. Smoking, substance use, and mental health correlates in urban adolescent girls. Journal of Community Health, v. 36, n. 4, p. 552-558, 2011. https://doi.org/10.1007/s10900-010-9340-8

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv43063.pdf. Acesso em: 18 nov. 2016.

DIMENSTEIN, Magda; LIBERATO, Mariana Tavares Cavalcanti. Desinstitucionalizar é ultrapassar fronteiras sanitárias: o desafio da intersetorialidade e do trabalho em rede. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68442. Acesso em: 12 jun. 2015.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Família e proteção ao uso de tabaco, álcool e drogas em adolescentes: pesquisa nacional de saúde dos escolares. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 14, supl. 1, p. 166-177, 2011. https://doi.org/10.1590/S1415-790X2011000500017

MASON, Michael J. Mental health, school problems, and social networks: modeling urban adolescent substance use. The Journal of Primary Prevention, v. 31, n. 5, p. 321-331, 2010. http://dx.doi.org/10.1007/s10935-010-0227-3

MASON, Michael J; KORPELA, Kalevi. Activity spaces and urban adolescent substance use and emotional health. Journal of Adolescence, v. 32, n. 4, p. 925-939, 2009. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2008.08.004

MENDES, Eugênio Vilaça. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília: Organização Pan-americana da Saúde, 2012.

MILGROM, Peter et al. Areca use among adolescents in Yap and Pohnpei, the Federated States of Micronesia. Harm Reduction Journal, n. 26, p. 10-26, 2013. https://doi.org/10.1186/1477-7517-10-26

OLIVEIRA, Evaldo Melo de; SANTOS, Naíde Teodósio Valois. A rede de assistência aos usuários de álcool e outras drogas – em busca da integralidade. In: SANTOS, Loiva Maria De Boni (Org.). Outras palavras sobre o cuidado de pessoas que usam drogas. Porto Alegre, RS: Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, 2010. p. 71-86.

PAIVA, Fernando Santana de; COSTA, Pedro Henrique Antunes da; RONZANI, Telmo Mota. Fortalecendo redes sociais: desafios e possibilidade na prevenção ao uso de drogas na atenção primária à saúde fortalecendo redes sociais. Aletheia, Canoas, n. 37, p. 57-72, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942012000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 ago. 2018.

PINHO, Leandro Barbosa de; HERNÁNDEZ, Antonio Miguel Bañon; KANTORKI, Luciane Prado. Serviços substitutivos de saúde mental e inclusão no território: contradições e potencialidades. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 9, n. 1, p. 28-35, 2010. https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v9i1.6824

RANGEL, Rosiane Filipin et al. Avanços e perspectivas da atuação do enfermeiro em estratégia saúde da família. Cogitare Enfermagem, v. 16, n. 3, p. 498-504, 2011. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v16i3.24223

RAUPP, Luciane; MILNITSKY-SAPIRO, Clary. Adolescência, drogadição e políticas públicas: recortes no contemporâneo. Estudos de psicologia, Campinas, v. 26, n. 4, p. 445-454, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000400005

REINALDO, Amanda Márcia dos Santos; ROCHA, Ruth Millus. Visita domiciliar de enfermagem em saúde mental: ideias para hoje e amanhã. Revista Eletronica de Enfermagem, v. 4, n. 2, p. 36-41, 2002. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/758/828. Acesso em: 11 ago. 2018.

STEVENS, Sally J. et al. Gender differences in substance use, mental health, and criminal justice involvement of adolescents at treatment entry and at three, six, twelve and thirty month follow-up. Journal of Psychoactive Drugs, v. 36, n. 1, p. 13-25, 2004. https://doi.org/10.1080/02791072.2004.10399720

SILVA, Carolina Carvalho et al. Iniciação e consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes e adultos jovens de Centro de Atenção Psicossocial Antidrogas/CAPS-AD. Ciência e Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 737-745, 2014. https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.15922013

SILVA, Cristiane Batista da; SANTOS, Josenaide Engrácia dos; SOUZA, Rozemere Cardoso de. Estratégia de apoio em saúde mental aos agentes comunitários de saúde de Salvador-BA. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 153-160, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000100015

TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 3, p. 507-514, 2005. https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000300025

VASTERS, Gabriela Pereira; PILLON, Sandra Cristina. O uso de drogas por adolescentes e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento especializado. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 2, p. 317-324, 2011. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200013

VINHA, Iris Renata. Cenário da assistência em saúde mental/uso de substâncias psicoativas na região de saúde de Piracicaba, São Paulo, Brasil. SMAD, Revista Eletrônica Saíde Mental Álcool e Drogas, v. 7, n. 1, p. 25-31, 2011. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v7i1p25-31

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Resolution WHA 56.25: The role of contractual arrangements in improving health systems’ performance. 28 May 2003. Available at: https://apps.who.int/gb/archive/pdf_files/WHA56/ea56r25.pdf. Accessed on: 22 jul. 2016.

ZAMBENEDETTI, Gustavo; PERRONE, Claudia Maria. O processo de construção de uma rede de atenção em saúde mental: desafios e potencialidades no processo de Reforma Psiquiátrica. Physis, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 277-293, 2008. https://doi.org/10.1590/S0103-73312008000200005

Downloads

Publicado

2020-11-30 — Atualizado em 2021-01-04

Versões

Como Citar

PORTA, D. D.; CARDINAL, M. F.; PAIM, B. R.; SARZI, D. M.; MELLO, A. DE L.; SIQUEIRA, D. F. DE; TERRA, M. G. Adolescente usuário de substâncias psicoativas: concepção de profissionais sobre a rede de cuidado. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. 3, p. 253-261, 4 jan. 2021.

Edição

Seção

Artigos