No aniversário de Wilhelm Reich: o que há para comemorar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i2/5778

Palavras-chave:

Wilhelm Reich, Tecnologias da Informação e Comunicação, Youtube

Resumo

Mais de cento e vinte anos se passaram desde o nascimento de Wilhelm Reich, em 1897, e mais de sessenta anos se passaram desde sua morte, em 1957, mas seu pensamento continua vivo e merece ser amplamente divulgado. Nisso, as Tecnologias da Informação e Comunicação, tão comuns na atualidade, têm papel determinante. Nesse sentido, este texto teve como objetivo identificar, com base nos vídeos disponíveis no Youtube, aqueles capazes de contribuir para a difusão deste autor, ainda tão pouco conhecido no Brasil. Por meio de pesquisa exploratória no site do Youtube, nos certificamos de que ao menos 10 dos vídeos coletados contribuem para que se tenha uma ideia inicial de quem foi esse autor. Ao organizar um banco de dados inicial, divulgando-o por meio desta pesquisa, esperamos contribuir para a difusão do pensamento deste autor, que muito tem a contribuir para a discussão de temas contemporâneos nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Quenzer Matthiesen, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP

Possui licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987); mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). É docente aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde atuou na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atletismo e pensamento reichiano.

Gabriela Grimaldi Bessani, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP

Possui bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (2011); mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro (2016), onde estudou sobre a vida e obra de Wilhelm Reich. Certificada pela Sociedade Brasileira de Personal Trainers e como instrutora de Treinamento Funcional pelo Institute Human Performance, especialista no método Pilates e em Avaliação Física Postural e Multifuncional.

Referências

ALBERTINI, PAULO. Reich: história das idéias e formulações para a educação. São Paulo: Agora, 1994.

BESSANI, Gabriela Grimaldi. As Tecnologias da Informação e Comunicação a serviço da difusão da vida e obra de Wilhelm Reich. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

BESSANI, Gabriela Grimaldi; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Possibilidades de difusão do pensamento reichiano com base nas TIC’S: sobre as publicações online em português. In: VOLPI, Sandra Mara (Org.). CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS, 20., 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: Centro Reichiano, 2015. Disponível em: http://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais_2015/BESSANI-Gabriela-Grimaldi.-Possibilidades.pdf. Acesso em: 13 ago. 2019.

CAPPRA, Ricardo. A rede social que mudou o mundo [online], 2013. Disponível em: https://cappra.com.br/2013/03/10/a-rede-social-que-mudou-o-mundo/. Acesso em: 11 jan. 2014.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Último desejo e testamento de Wilhelm Reich. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 3, p. 207-210, 2001. https://doi.org/10.1590/S0102-37722001000300002

MATTHIESEN, Sara Quenzer. A educação em Wilhelm Reich: da psicanálise à pedagogia econômico-sexual. São Paulo: UNESP, 2005.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Organização bibliográfica da obra de Wilhelm Reich: base para o aprofundamento em diferentes áreas do conhecimento. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2007.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Wilhelm Reich e a produção acadêmica brasileira entre 1979 e 2008. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 32, n. 1, p. 52-65, 2012. https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000100005

PELLEGRINI, Deyse Pereira et al. Youtube: Uma nova fonte de discursos. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2010. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/~boccmirror/pag/bocc-pelegrini-cibercultura.pdf. Acesso em: 20 jun. 2015.

REICH, Wilhelm. A case of pubertal breaching of the incest taboo (1920). In: ______. Early Writings. Tradução de Philip Schmitz. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1975. v. 1, p. 65-72.

REICH, Wilhelm. Irrupção da moral sexual repressive (1932). Tradução de Silvia Montarroyos e J. S. Dias. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

REICH, Wilhelm. A função do orgasmo: problemas econômico-sexuais da energia biológica (1942). 10. ed. Tradução de Maria da Glória Novak. São Paulo: Brasiliense, 1984.

REICH, Wilhelm. Análise do caráter (1933). 2. ed. Tradução de Maria Lizette Branco e Maria Manuela Pecegueiro. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

REICH, Wilhelm. Escute Zé Ninguém! (1948). Tradução de Waldéa Barcelllos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

REICH, Wilhelm. Psicologia de massas do fascismo (1933). Tradução de Maria da Graça M. Macedo. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

MATTHIESEN, S. Q.; BESSANI, G. G. No aniversário de Wilhelm Reich: o que há para comemorar?. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. 2, p. 171-176, 16 jun. 2020.

Edição

Seção

Artigos