Intervenções riso-clínicas: entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5783

Palavras-chave:

palhaço, saúde mental, educação permanente, riso-clínica

Resumo

O presente artigo constitui um relato da pesquisa desenvolvida pela primeira autora em seu mestrado em psicologia social e institucional tendo como tema os encontros da pesquisadora, como palhaça e como psicóloga, com os trabalhadores nos espaços de práticas de educação permanente em saúde mental. Tais encontros acontecem a partir das intervenções da palhaça Dulcinóia, encarnada na pesquisadora através da máscara do nariz vermelho, tanto nas práticas de educação permanente em saúde mental como no exercício da pesquisa. Estas intervenções foram designadas como intervenções riso-clínicas. Assim, discutem-se as relações da palhaçaria com a saúde mental a partir das experiências vividas e as possíveis invenções sobre diferentes modos de trabalhar e de cuidar neste contexto. As experiências são narradas e desenvolvidas a partir da metodologia do ensaio sobre as cenas vividas. Como conclusão, destacamos a importância da presença da figura do palhaço e do signo do humor como produtores de possíveis transformações e de uma ampliação do olhar sobre o trabalho em saúde mental.

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Biografia do Autor

Rita Pereira Barboza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Psicóloga, mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Neip - Núcleo de Estudos e Intervenções de Palhaço, atuando no encontro entre Psicologia e Palhaçaria. Trabalha como psicóloga em um CapsAD. Foi membro do Colegiado Gestor da Rede Multicêntrica para Educação Permanente e Apoio Institucional às politicas de álcool e outras drogas/UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas: clown/palhaçaria, escrita de si, saúde mental, acompanhamento terapêutico, álcool e outras drogas.

Analice de Lima Palombini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Filosofia pela mesma universidade (1996) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2007). É docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação junto ao curso de graduação em Psicologia, ao Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e à Residência em Saúde Mental Coletiva, da qual é atualmente coordenadora. Mantém, desde 1998, aliado ao ensino e à pesquisa, o projeto de extensão Programa de Acompanhamento Terapêutico na Rede Pública - ATnaRede. Foi coordenadora do GT da ANPEPP Dispositivos clínicos em saúde mental. Segue fazendo parte do mesmo GT, renomeado Psicanálise, política e clínica. Esteve vinculada à Université de Montréal como pesquisadora convidada no período de maio a dezembro de 2018. Integra a gestão do Conselho Regional de Psicologia (2019-2022). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental coletiva, acompanhamento terapêutico, atenção psicossocial, psicanálise, cidade. É bolsista produtividade CNPq 2. 

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

BARBOZA, R. P.; PALOMBINI, A. DE L. Intervenções riso-clínicas: entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mental. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 05/12/2022, 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos