Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-08-31. Leia a versão mais recente.

"EnCAPSulados":

autonomia e dependência no processo de trabalho em CAPSad

Autores

  • Kallen Dettmann Wandekoken Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Maristela Dalbello-Araujo Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Francis Sodré Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i2/5793

Palavras-chave:

centros de atenção psicossocial, trabalhadores, autonomia profissional, dependência química

Resumo

Este artigo analisa os fatores que facilitam ou dificultam a produção de autonomia entre os usuários que vivenciam a dependência química em um CAPSad. Trata-se do resultado de pesquisa qualitativa realizada com todos os profissionais de um CAPSad. Foram realizadas 80 horas de observação, entrevista coletiva com dez trabalhadores e 13 entrevistas em profundidade, seguidas da Análise Temática. Constatamos que faltam condições para a produção de autonomia dos usuários no serviço estudado. Com base em Edgar Morin e Gastão Campos foi possível concluir que fatores essenciais para a produção de autonomia de trabalhadores e de usuários no enfrentamento das drogas – como condições de trabalho adequadas, salários dignos, profissionais engajados e rede de apoio psicossocial – não foram observados. Estas situações levam ao sentimento de “enCAPSulamento”, como foi verbalizado, o que contribui para que tenham uma atitude de distanciamento afetivo da dimensão cuidadora do trabalho em saúde. Logo, se não há autonomia no processo de trabalho, é extremamente difícil que consigam produzir o sentimento de autonomia por parte dos usuários, que, diante disso, persistem em dupla dependência – a do serviço e a química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kallen Dettmann Wandekoken, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Graduada em Enfermagem pela EMESCAM (2005-2008). Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFES. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFES. Membro do 'Grupo de Estudos em Trabalho e Saúde' (GEMTES) da UFES. Atua principalmente nos seguintes temas: biopolítica e processos de subjetivação.

Maristela Dalbello-Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), com mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Foi professora da Universidade Federal do Espírito Santo, entre os anos 1993 e 2015, atuando no Curso de Graduação em Psicologia e nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (2007-2010) e Saúde Coletiva (2006 -2019), na condição de professor voluntário. Tem experiência na área de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, saúde e trabalho, gestão dos serviços de saúde e promoção da saúde e participação social. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Medicinal Social da UERJ durante o ano de 2012, com a tutoria do Dr. Ruben Mattos. Orientou mais de 60 dissertações de mestrado e doutorado e participou de centenas de bancas de avaliação. Atualmente é professor do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - regime parcial.

Francis Sodré, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições 70, 2009.

BRASIL. Portaria nº 336 de 19 de fevereiro de 2002. Estabelece as normas e diretrizes para a organização e funcionamento dos CAPS. Brasília: Diário Oficial da União.Brasília, 2002.

CAMPOS, G. W. S. Sobre a peleja dos sujeitos da reforma, ou da reforma dos sujeitos em peleja. Saúde e Sociedade, v. 1, n. 2, p. 79-95, 1992.

CAMPOS, G.W.S. Subjetividade e administração de pessoal: considerações sobre modos de gerenciar trabalho em equipes de saúde. In: MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (Org). Agir em saúde: um desafio para o público. 2 ed. (pp. 229-265). São Paulo: Hucitec, 2007.

CAMPOS, G. W. S. Considerações sobre a arte e a ciência da mudança: revolução das coisas e reforma das pessoas - o caso saúde. In: CECÌLIO, L. C. O. (Org.). Inventando a mudança na saúde. 3 d. (pp. 29-88). São Paulo: Hucitec, 2006.

CAMPOS, G. W.S. Saúde, Sociedade e o SUS: imperativo do sujeito. Saúde e sociedade, 18 (supl, 2), 2009.

CAPONI, S. (1997). Georges Canguilhem y el estatuto epistemológico del concepto de salud. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 287-307, 1997.

FARIA, H.X.; DALBELLO-ARAUJO, M. Uma perspectiva de análise sobre o processo de trabalho em saúde: produção do cuidado e produção de sujeitos. Saúde e sociedade, v. 19, n. 2, 2010.

MORIN, E. A noção de sujeito. In Schnitman, D. F. (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. (pp. 117-128). Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MORIN, E. A necessidade de um pensamento complexo. In Mendes, C. Representação e complexidade. (pp. 69-78). Ed. Garamond, 2003.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 9 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

MORIN, E. Ciência com consciência. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5 edição. Porto Alegre: Sulina, 2015.

ONOCKO-CAMPOS, R. T.; Campos, G. W. S. Co-construção de autonomia: o sujeito em questão. In: CAMPOS, G. W. S. et al. Tratado de Saúde Coletiva. 2 ed. (pp. 669-687). São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012.

RIBEIRO, L. A.; SANCHEZ, Z. M.; NAPPO, S. A. Estratégias desenvolvidas por usuários de crack para lidar com os riscos decorrentes do consumo de droga. J Bras Psiquiatr, Rio de Janeiro, v. 59, n. 3, 2010.

VASCONCELLOS, V. C.; AZEVEDO, C. Trabalho em saúde mental: vivências dos profissionais diante dos resultados. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 4, p. 659-668, 2012.

WANDEKOKEN, K. D. Efeitos subjetivos do processo de trabalho vivenciados por profissionais em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Tese de Doutorado em Saúde Coletiva, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo, 2015.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Versões

Como Citar

WANDEKOKEN, K. D.; DALBELLO-ARAUJO, M.; SODRÉ, F. "EnCAPSulados":: autonomia e dependência no processo de trabalho em CAPSad. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 2, p. 100-107, 31 ago. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)