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Atendimento em enfermaria psiquiátrica:

concepções dos profissionais de saúde

Autores

  • Larissa de Freitas Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
  • Camila Mugnai Vieira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i2/5826

Palavras-chave:

saúde mental, serviços de saúde mental, Psiquiatria

Resumo

Buscou-se compreender as concepções de profissionais de uma enfermaria psiquiátrica referentes à organização do serviço e terapêutica oferecida, no que tange a aproximações e distanciamentos dos ideais da Reforma Psiquiátrica. A abordagem foi qualitativa e o tratamento dos dados baseou-se na técnica de Análise de Conteúdo Temática. Aplicou-se um questionário aberto, com temáticas referentes ao tratamento oferecido, planejamento e avaliação das ações, participação do usuário em seu tratamento, continuidade da assistência após a internação e a percepção dos profissionais sobre a enfermaria psiquiátrica. Participaram sete profissionais, sendo eles da área da enfermagem, psicologia, serviço social, terapia ocupacional e psiquiatria. De acordo com os resultados, os profissionais têm incorporado conceitos da Reforma Psiquiátrica; no entanto, encontram impasses, pois o cuidado ainda se mostra fragmentado e há espaços subutilizados para a comunicação da equipe. É essencial repensar formas de otimização do trabalho em equipe multiprofissional, com o propósito de proporcionar um cuidado integral.

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Biografia do Autor

Larissa de Freitas, Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e especialização em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Centro Universitário Filadélfia (2012) e Especialização modalidade Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Marília (2015). Atualmente é psicóloga da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, atua como Psicóloga do Trabalho no Hospital Dr. Anísio Figueiredo. Atuação com ênfase nos temas: Direitos humanos, políticas públicas, saúde mental, humanização, gênero e violência.

Camila Mugnai Vieira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Doutora em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Unesp/Marília (2014). Pós-Doutoranda em Educação na Unesp/Marília. Segunda Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Diferença, desvio e estigma", da Unesp de Marília, liderado por Sadao Omote. Docente da Disciplina de Psicologia da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Chefe de Disciplina de 2013-2018. Atua nos cursos de Medicina e Enfermagem na área de comunicação e relação profissional-paciente. Professora e Orientadora do Mestrado Profissional "Ensino em Saúde". Facilitadora de grupos de Educação Permanente do Núcleo de Desenvolvimento Docente da instituição. Coordenadora da área de Saúde Mental do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP)/Famema de 2011-2019. Foi orientadora de TCC do Programa de Especialização em Saúde da Família da UNASUS/UNIFESP -EAD. Concluiu o Curso de Formação de Apoiadores da Política Nacional de Humanização da gestão e do cuidado pela Secretaria de Saúde do estado de SP. Atuou como psicóloga no Ambulatório de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Cândido Mota e em Unidade Básica de Saúde pela Secretaria Municipal de Saúde de Marília. Fundadora do Coletivo de Mulheres Marília - movimento social suprapartidário, laico, sem fins lucrativos e pacífico, em prol dos direitos da mulheres e igualdade de gênero. Atuação com ênfase nos temas: psicologia social, educação especial, inclusão, diversidade, atitudes sociais, formação de professores, educação permanente, educação médica, comunicação, saúde mental, humanização, gênero e violência.

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Publicado

2021-08-31

Versões

Como Citar

DE FREITAS, L.; VIEIRA, C. M. Atendimento em enfermaria psiquiátrica:: concepções dos profissionais de saúde. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 2, p. 72-83, 31 ago. 2021.

Edição

Seção

Artigos