Acessibilidade no ensino superior: percepções de funcionários com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5843

Palavras-chave:

acessibilidade, empregabilidade, ensino superior, deficiência, psicologia histórico-cultural

Resumo

O presente estudo teve por objetivo verificar as condições de acessibilidade de uma instituição pública de ensino superior, localizada no Paraná, a partir da percepção de funcionários com deficiência. Participaram da pesquisa sete funcionários da respectiva instituição que se declararam com deficiência. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram trabalhados mediante análise de conteúdo e discutidos a partir de autores que teorizam sobre a temática ou que se vinculam à Teoria Histórico-Cultural. Os resultados mostraram que, na percepção dos participantes, a instituição ainda se apresenta com muitas barreiras quanto à acessibilidade; todavia, segundo eles, esta tem procurado eliminá-las, sobretudo as que se relacionam à arquitetônica, realizando adaptações e construções como rampas, vagas de estacionamento, banheiros adaptados, entre outros. Concluímos que há necessidade de aprimoramento da política de acessibilidade na instituição e de um acompanhamento efetivo dos funcionários, de acordo com suas necessidades.

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Biografia do Autor

Ana Paula Siltrão Bacarin, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Linha de pesquisa: Desenvolvimento Humano e Processos Educativos), da Universidade Estadual de Maringá (2015-2017).

Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Pós-doutorado no Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora do departamento de Psicologia da UEM e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEM - Mestrado e Doutorado; Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Mestrado Profissional. Diretora Adjunta do Centro de Ciências Humana e Letras e Artes - CCH - da UEM.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área de Psicologia e Educação E-mail: nstessaro@uem.br. ORCID iD 0000-0002-1692-9581

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Publicado

2022-06-02

Como Citar

BACARIN, A. P. S.; LEONARDO, N. S. T. Acessibilidade no ensino superior: percepções de funcionários com deficiência. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 02/06/2022, 2 jun. 2022.

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