Corpo em sofrimento, afirmação de uma vida

Autores

  • Bibiana Munhoz Roos Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Angelica Vier Munhoz Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/5854

Palavras-chave:

sofrimento, alegria, afecção, fragilidade, potência

Resumo

Esta escrita tem por objetivo questionar a suposta ditadura da felicidade que vivemos atualmente. Reproduzimos e consumimos modelos de vida sem questionar aquilo que eles têm produzido em nós, colocando-nos a serviço de uma felicidade pautada como modo de recompensa. Pretende-se compreender de que modo a experiência do sofrimento e da fraqueza fazem parte de uma ética afirmativa de vida, a partir do pensamento de Nietzsche e Spinoza. Busca-se pensar para além dos discursos reclamatórios e negacionistas de sofrimento, que acabam por minimizar a potência de nossa existência. O corpo, nessa medida, encontra-se vedado e anestesiado à experiência sensível, enquanto seguimos manuais que acreditamos conter o segredo da felicidade, sem espaço para o sofrimento. Pretende-se encontrar possibilidades de desvios desses modos de pensar o corpo e a vida, com vista a tornar o cotidiano mais leve, percebendo o sofrimento e, até mesmo a morte, sob uma outra ótica, distante de qualquer julgamento moral ou representacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiana Munhoz Roos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2018) e Pós-graduação em Psicologia do Esporte (Faculdade Dom Alberto). Atua como membro da Linha de Pesquisa 09 - Filosofias da Diferença em Educação, do PPGEDU da UFRGS e como voluntária do grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/ Univates).

Angelica Vier Munhoz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (Capes) na Université Paris VIII - Vincennes Saint Denis - Departements de Arts, Philosophie et Esthétique; Pós-doutorado (Modalidade Estágio Pesquisador colaborador) pela USP/SP. Professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates , atuando no Centro de Ciências Humanas e Sociais e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino. Líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integrante da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-educação (UFRGS/CNPq). Atua na área de educação com ênfase em currículo, aprendizagem, corpo e Filosofia da diferença.

Referências

BECKETT, Samuel. O inominável. Tradução de Ana Helena Souza. São Paulo: Globo, 2009.

CHAMBERS, Adam Colin. Amor Fati. Tradução de Eclair Antônio Almeida Filho. Polichinello, Pará, n. 16, p. 21, out. 2014. Disponível em: https://issuu.com/polichinello/docs/16_18set. Acesso em: 4 out. 2020.

DELEUZE, Gilles. Mistério de Ariadne segundo Nietzsche. In: ______. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.p. 114-129.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Claudia Leão e Suely Rolnik. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2012. v. 3.

KAFKA, Franz. Um artista da fome. São Paulo: Brasiliense, 1991.

LAPOUJADE, Davi. O corpo que não aguenta mais. In: GADELHA, Sylvio (Org.). Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. Rio de Janeiro: Relumé Dumará, 2002. p. 81-90.

MELVILLE, Herman. Bartleby: o escriturário. Tradução de Cássia Zanon. Porto Alegre: L&PM, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PELBART, Peter Pál. O corpo do informe. In: ______. Vida Capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2009. p. 42-51.

PELBART, Peter Pál; FERNANDES, Ricardo Muniz (Org.). Aos nossos amigos: crise e insurreição (Comitê Invisível). Tradução Edições Antipáticas. São Paulo: n-1, 2018.

SPINOZA, Benedictus. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/37558151/%C3%89tica_Spinoza_Tradu%C3%A7%C3%A3o_de_Tomaz_Tadeu_pdf. Acesso em: 21 set. 2009.

Downloads

Publicado

2020-11-30 — Atualizado em 2021-01-05

Versões

Como Citar

MUNHOZ ROOS, B.; VIER MUNHOZ, A. Corpo em sofrimento, afirmação de uma vida. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. 3, p. 285-290, 5 jan. 2021.

Edição

Seção

Artigos