Epistemologia e formação do psicólogo: discussões contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5859

Palavras-chave:

psicologia, abordagem, interdisciplinaridade, formação, complexidade

Resumo

Este ensaio teórico discute a formação do psicólogo a partir de seu campo epistemológico e de seus desafios contemporâneos. O tema é problematizado a partir da constituição histórica e teórica da psicologia até as complexas demandas da formação e da atuação profissional, considerando as diretrizes da graduação e da pós-graduação. Para isso, são apresentados aspectos relativos à constituição epistemológica da psicologia – a sua história, a associação de seus pressupostos teóricos e a configuração atual, cujos limites são determinados nos espaços de intersecção com outras áreas da ciência –, bem como relativos à formação profissional. Aspectos históricos e políticos, abordagens, ênfases, áreas, interfaces, objetos, teorias, pressupostos, prática, complexidade, disciplinaridade, paradigmas e interdisciplinas são elementos que atravessam essa discussão. A psicologia se caracteriza como uma ciência de epistemologia plural, de currículo integrador, que visa a formar um profissional generalista. Espera-se que as provocações apresentadas subsidiem outras pesquisas sobre as conexões entre a formação e as formas de pensamento emergentes nas ciências.

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Biografia do Autor

George Moraes De Luiz, Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis, MT

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), onde desenvolveu Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (2005-2008) com bolsa do CNPq. Cursou disciplinas e desenvolveu atividades práticas no Mestrado Integrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos, e no Instituto da Infância, na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2007-2008), com bolsa do Programa Santander Universidades. Mestre (2011) e Doutor em Psicologia Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CNPq no Mestrado e bolsa CAPES e CNPq no doutorado, respectivamente. Realizou Estágio Doutoral no Grupo de Investigação de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia (GESCIT), na Universidade Autônoma de Barcelona, Barcelona, Espanha (2014), com bolsa CAPES. Ganhador do Prêmio Jovem Investigador de Mérito em Psicologia da Saúde, concedido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Porto, Portugal (2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária. Foi Professor Substituto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis ( 2011 a 2013) e do Campus Cuiabá (2016 a 2018), nessa última experiência atuou como docente do Núcleo de Educação Aberta e à Distância (NEAD/UAB), responsável pela coordenação pedagógica do curso de Pedagogia do Polo de Primavera do Leste. Igualmente foi Professor Titular do Curso de Psicologia do UNIVAG - Centro Universitário (2016 a 2021), onde participou do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Colegiado do Curso de Psicologia e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Atualmente, é Professor Adjunto I do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis, e conselheiro do Conselho Regional de Psicologia 18ª Região (MT), onde também é Coordendor da Comissão de Psicologia na Assistência Social. E-mail: george@ufr.edu.br

Thiago Araújo Bezerra de Sousa, Centro Universitário de Várzea Grande, Várzea Grande, MT

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande(2016), graduação em Psicologia pela Universidade de Cuiabá(2005), graduação em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2010), especialização em Acupuntura pela Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH(2014) e ensino-medio-segundo-graupela Rede Salesiana Brasil - Colégio Salesiano São Gonçalo(2001). Atualmente é Psicólogo do Centro de Intervenção e Reabilitação Para Dependentes Químicos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica.

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Publicado

2022-06-02

Como Citar

DE LUIZ, G. M.; SOUSA, T. A. B. DE. Epistemologia e formação do psicólogo: discussões contemporâneas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 02/06/2022, 2 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos