Identidade indígena: olhares a partir da Psicologia Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2023/v35/5956

Palavras-chave:

identidade étnica, indígena, Psicologia Social

Resumo

Este estudo consiste numa revisão integrativa cujo objetivo é identificar como a Psicologia Social tem abordado as questões relativas à identidade indígena. O levantamento foi feito a partir de artigos que tratam das questões indígenas na perspectiva da Psicologia Social nas bases eletrônicas: SciELO, Pepsic, LILACS, BVS- Psi e APA. Os descritores foram: identidade étnica, indígena, índio, identidade social e Psicologia social. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram compilados 19 estudos nacionais e internacionais referentes à última década, publicados em revistas de psicologia, evidenciando o caráter recente de estudos que aproximem a Psicologia Social de estudos sobre identidade indígena. Por meio do levantamento realizado, verificou-se que as publicações sobre o tema se organizaram em quatro eixos: (1) compreensão da identidade étnica a partir da Psicologia Social; (2) representações sociais, preconceito e discriminação contra indígenas; (3) efeitos da relação interétnica para indígenas; e (4) os desafios da relação pesquisador e indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Barbosa Correia, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1995), especialização em Psicologia Aplicada - Psicodiagnóstico Infantil pela UFC (1997), mestrado em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em psicologia pela Universidade de Fortaleza (2019). Participou do Laboratório de Pesquisa em Processos de Exclusão Social (LEPES - PPGP/UNIFOR). Tem experiência na área de Psicologia Social, atuação no terceiro setor por cerca de quinze anos. Acumulou experiência profissional na coordenação de Projetos Socioambientais, coordenação de equipes e trabalhos comunitários. Lecionou na Universidade Vale do Acaraú, em disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem. Foi professora adjunta da Faculdade Ateneu, de 2012 a 2015, nos cursos de Administração de Empresas e Gestão de Recursos Humanos, em disciplinas presenciais de Psicologia das Organizações, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Disciplinas EAD: Sociologia das Organizações, Ética Profissional e Comportamental, além de conteudista de material didático de disciplinas EAD. Atualmente é professora no Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, nas disciplinas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Prática de Pesquisa em Psicologia e Gestalterapia. Compõe equipe profissional do Serviço de Apoio Psicopedagógico desta IES. Atua na clínica com adultos na perspectiva da Gestalterapia.

Luciana Maria Maia Viana, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Psicologia Social pela UFPB e doutorado em Psicologia Social pela UFPB em associação ampla com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando na graduação em psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). É membro do Grupo de Trabalho Relações Intergrupais: preconceito e exclusão social?, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão situam-se no campo da Psicologia Social, com ênfase nas temáticas: estereótipos, preconceito, discriminação contra minorias sociais, processos de exclusão social, relações intergrupais, identidade social e ativismo político.

Referências

ADAMS, Glenn et al. The psychology of engagement with indigenous identities: a cultural perspective. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, Washington, v. 12, n. 3, p. 493-508, 2006.

ALBRIGHT, Karen; LAFROMBOISE, Teresa D. Hopelessness among white - and indian-identified American Indian adolescents. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, Washington, v. 16, n. 3, p. 437-442, 2010.o

ALLPORT, Gordon Willard. The nature of prejudice. 3. ed. Wokingham, UK: Addison-Wesley, 1954.

BANIWA, Gersen dos Santos Luciano. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

BARTH, Frederik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FEBART, Jocelyne. Teorias da Etnicidade seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: UNESP, 1998. p. 185-227.

BRAGA, Claudomilson Fernandes; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Invisíveis e subalternos: as representações sociais do indígena. Psicologia & Sociedade [online], Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 499-506, 2012. https://doi.org/10.1590/S0102-71822012000300003

CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (Org.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2017.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA – CFP. Psicologia Brasileira: na luta antirracista. Brasília: CFP, 2022. v. 1.

CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO - CIMI. Relatório Violência contra Povos Indígenas no Brasil: dados 2015. Brasília: CIMI, 2016. Disponível em: http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteúdo_id=8925&action=read. Acesso em: 30 set. 2016.

DESCHAMPS, Jean Claude; MOLINER, Pascal. A Identidade em Psicologia Social: dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

FERRAZ, Isabella Tormena; DOMINGUES, Eliane. A psicologia brasileira e os povos indígenas: atualização do estado da arte. Psicologia: Ciência e Profissão [online], Brasília, v. 36, n. 3, p. 682-695, 2016. https://doi.org/10.1590/1982-3703001622014

FERREIRA, Maria Cristina. A Psicologia Social contemporânea: principais tendências nacionais e internacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], Rio de Janeiro, v. 26, n. spe, p. 51-64, 2010. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500005

GARDUÑO, María de Lourdes Vargas. Manifestaciones de la subjetividad colectiva dentro de la cultura P’urhepecha. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 12, n. 3-4, p. 551-580, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482012000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 out. 2020.

GREAVES, Lara et al. Maori, a Politicized Identity: Indigenous Identity, Voter Turnout, Protest, and Political Party Support in Aotearoa New Zealand. International Perspectives in Psychology: Research, Practice, Consultation, North Shore, v. 7, n. 3, p. 155-173, 2018.

GRUBITS, Sonia; SORDI, Ariana. Pesquisas nas comunidades indígenas: relações de justiça e igualdade. Boletim Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, v. 37, n. 92, p. 11-23, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=94651818003. Acesso em: 25 fev. 2020.

GUITART, Moisés Esteban; DAMIAN, María Jane Rivas; DANIEL, Myriam Rebeca Pérez. Identidad Étnica y Autoestima em Jóvenes Indígenas y Mestizos de San Cristóbal de las Casas (Chiapas, México). Acta Colombiana de Psicologia, Colombia, v. 14, n. 1, p. 99-108, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo 2010: população indígena é de 896,9 mi, tem 305 etnias e fala 274 idiomas. 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?idnoticia=2194&view=noticia. Acesso em: 10 jul. 2017.

JONES, Merrill; GALLIHER, Renée. Daily Racial Microaggressions and Ethnic Identification Among Native American Young Adults. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, Washington, v. 21, n. 1, p. 1-9, 2015.

KULIS, Stephen et al. A latent class analysis of urban American Indian youth identities. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, Washington, v. 22, n. 2, p. 215-228, 2016.

LEWIN, Kurt. Teoria del campo y experimentación em Psicologia Social. Cuaderno nº 10, Instituto de Sociología de la Facultad de Filosofía de la UBA, 1939.

LIMA, Marcus Eugênio Oliveira. Psicologia Social do Preconceito e do Racismo. São Paulo: Blucher Open Access, 2020.

LIMA, Marcus Eugênio Oliveira; FARO, André; SANTOS, Mayara Rodrigues dos. A desumanização Presente nos Estereótipos de Índios e Ciganos. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], Brasília, v. 32, n. 1, p. 219-228, jan./mar. 2016. https://doi.org/10.1590/0102-37722016012053219228

LIMA, Marcus Eugênio Oliveira; VALA, Jorge. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia (Natal) [online], v. 9, n. 3, p. 401-411, 2004. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300002

LOPES, José Rogério. Os caminhos da identidade nas Ciências Sociais e suas metamorfoses na Psicologia Social. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 7-27, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/Vhq6jph6WrW8RvyzVwWmr5f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 out. 2019.

MARTINS, Edna; SANTOS, Alessandro de Oliveira dos; COLOSSO, Marina. Relações étnico-raciais e Psicologia: publicações em periódicos da SciELO e Lilacs. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 118-133, 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2020.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MOZUMDER, Muhammad Kamruzzaman; HAQUE, Shamsul. Stereotypical Thoughts and Perceptions Among Chakma and Settler Bengalis in Southeastern Bangladesh. Peace and Conflict: Journal of Peace Psychology, v. 21, n. 2, p. 285-288, 2015.

NEVILLE, Helen et al. Dimensions of Belonging as an Aspect of Racial-Ethnic-Cultural Identity: An Exploration of Indigenous Australians. Journal of Counseling Psychology, Washington, v. 61, n. 3, p. 414-426, 2014.

NORIEGA, José Ángel Vera; CARVAJAL, Claudia Karina Rodríguez; GRUBITS, Sonia. La Psicología Social y el concepto de cultura. Psicologia & Sociedade [online], Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 100-107, 2009. https://doi.org/10.1590/S0102-71822009000100012

PACHECO, Tania; FAUSTINO, Cristiane. A iniludível e desumana prevalência do racismo ambiental nos conflitos do mapa. Injustiça ambiental e saúde no Brasil. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2013. p. 73-114.

PAIVA, Geraldo José de. Identidade psicossocial e pessoal como questão contemporânea. Psico, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 77-84, 2007.

PETIT, Lucrecia. Identidad y pertenencia: la acción de los adolescentes como promotores de derecho indígena en la comunidad mapuche Mariano Epulef. CS, Cali, Colombia, n. 11, p. 143-176, enero/jun. 2013.

PHINNEY, Jean; ONG, Anthony. Conceptualization and Measurement of Ethnic Identity: Current Status and Future Directions. Journal of Counseling Psychology, United States, v. 54, n. 3, p. 271- 281, 2007.

RIAL, Ramiro Gonzalez; HAYE, Andrés. Alteracion del concepto de etnicidad desde la experiência de las tejedoras mapuche del sur de Chile. Psicologia USP [online], São Paulo, v. 26, n. 3, p. 441-452, 2015. https://doi.org/10.1590/0103-656420140065

RIBEIRO, Berta. O índio na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2013.

RIBEIRO, Rodrigo Barbosa. O racismo contra os povos indígenas: panorama dos casos nas cidades brasileiras entre 2003 e 2019. Mana [online], v. 28, n. 2, e282204, 2022. https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n2a204

SALAS, Marjorie Moreno. Percepción de Discriminación Social em um Grupo Indígena Costarricense: Los Huetares de Quitirrisi. Actualidades em Psicologia, Costa Rica, v. 25, p. 137-134, 2011.

SIBLEY, Chris; HOUKAMAU, Carla. The Multi-Dimensional Model of Ma_ori Identity and Cultural Engagement: Item Response Theory Analysis of Scale Properties. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, Washington, v. 19, n. 1, p. 97-110, 2013.

SOUZA, Manoel Nascimento de; BARBOSA, Erivaldo Moreira. Direitos indígenas fundamentais e sua tutela na ordem jurídica brasileira. Revista Âmbito Jurídico [online], 1 fevereiro de 2011. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-constitucional/direitos-indigenas-fundamentais-e-sua-tutela-na-ordem-juridica-brasileira/. Acesso em: 20 out. 2017.

STRONGE, Samantha et al. Perceived Discrimination Predicts Increased Support for Political Rights and Life Satisfaction Mediated by Ethnic Identity: A Longitudinal Analysis. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, Washington, v. 22, n. 3, p. 359-368, jul. 2016.

TAJFEL, Henri. Human groups and social categories. New York: Cambridge University Press, 1981.

TUCKER, Raymond; WINGATE, LaRicka; O’KEEFE, Victoria. Historical loss thinking and symptoms of depression are influenced by ethnic experience in American Indian college students. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, Washington, v. 22, n. 3, p. 350-358, 2016.

VALENTIM, Joaquim Pires. Identidade pessoal e social: entre a semelhança e diferença. Psychológica, Coimbra, v. 47, p. 109-123, 2008.

WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. A revisão integrativa: metodologia atualizada. Jornal de enfermagem avançada, v. 52, n. 5, pág. 546-553, 2005.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

CORREIA, S. B.; VIANA, L. M. M. Identidade indígena: olhares a partir da Psicologia Social. Fractal: Revista de Psicologia, v. 35, p. Publicado em 14/04/2023, 14 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos