Oficinas terapêuticas em saúde mental

pesquisando COM a Teoria Ator-Rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i3/5986

Palavras-chave:

oficinas terapêuticas, saúde mental, Teoria Ator-Rede, pesquisarCOM

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma descrição de experiência, fruto de uma Oficina Terapêutica desenvolvida em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um dispositivo fundamental para a Reforma Psiquiátrica e para o cuidado em Saúde Mental pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Utilizamos, para este estudo, as formulações teórico-metodológicas da Teoria Ator-Rede (TAR), as proposições do termo PesquisarCOM, além dos registros em diários de campo que, por sua vez, engendram essa escrita, possibilitando que as afetações que a forjaram sejam evidenciadas nesta investigação. Ensejamos que o presente texto amplie as possibilidades de atuação do psicólogo nas pesquisas e nas práticas de cuidado em saúde. Concluímos que, com as atividades propostas, os encontros contribuíram para o enlaçamento social dos sujeitos, promovendo o autocuidado e levando-os a lidar com o próprio tratamento de maneira criativa, apresentando-se como um espaço de acolhimento com potencial importante para a produção de sujeitos mais autônomos. 

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Biografia do Autor

Jackeline Sibelle Freires Aires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, RJ

Psicóloga Clínica. Mestra pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS/UERJ). Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Integrante do grupo de pesquisa e Unidade de Desenvolvimento Tecnológico Laboratório AfeTAR (UERJ). Atendimentos clínicos de orientação psicanalítica para adultos, em consultório. Discente do Instituto de Clínica Psicanalítica da Escola Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (ICP/EBP). Interesse de pesquisa nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Formação de Psicóloga e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Possui experiência em psicologia clínica e saúde mental; psicanálise; clínica ampliada; acompanhamento terapêutico; desinstitucionalização; oficinas terapêuticas; gestão de serviços de saúde e equipes; organização de eventos, pesquisa acadêmica, extensão universitária e docência.

Keyth Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, RJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS). Integrante da Unidade de Desenvolvimento Tecnológica “Laboratório afeTAR” UERJ/CNPq. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Estuda temas relacionados à Psicologia Social, Teoria Ator-Rede, deficiência visual, clínica ampliada e tecnologias de inovação social.

Alexandra Tsallis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, RJ

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (UERJ). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Gestão Pública (UERJ). Coordenadora do Laboratório afeTAR (UERJ). Membro do Núcleo de Pesquisa Degenera (UERJ – CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Entre Redes (UFF – CNPq). Membro do Grupo de trabalho da ANPEPP Tecnologias, modos de subjetivação e produção de conhecimento. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Psicologia e Práticas Socioculturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado (sanduíche) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em associação com o Centre de Sociologie de l’Innovation - Ecole de Mines (Paris, 2005). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ (2010) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF (2018). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Clínica, desenvolvendo os temas: Teoria Ator-Rede; Covid-19; Clínica Ampliada; Deficiência Visual e Gestalt-terapia com ênfase em Fenomenológica.

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Publicado

2022-01-08

Como Citar

AIRES, J. S. F.; VIANNA, K.; TSALLIS, A. Oficinas terapêuticas em saúde mental: pesquisando COM a Teoria Ator-Rede. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 3, p. 212-217, 8 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos