Lixo: outras memórias da/na cidade

Autores

  • Neiva de Assis Instituto Federal Catarinense
  • Andrea Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

cidade, subjetividade, memória e patrimônio

Resumo

Em vários campos do conhecimento o entendimento sobre o lixo vem sendo problematizado. Este estudo tem como objetivo analisar o modo como os restos da cidade são reconfigurados em outros lugares, como em museus, possibilitando a produção de outros sentidos, para problematizar os modos de subjetivação e possibilidades de singularização que podem vir a ser forjados. Elegemos como experiência dois espaços: um deles instalado em Florianópolis e outro em São Francisco do Sul, SC- Brasil. O primeiro fala de hábitos e consumos dos habitantes da cidade com uma intencionalidade pedagógica evidente, enquanto o segundo carrega afetos de uma família movida a tecer relações outras com os objetos despejados nas vias da cidade. Experiências que produzem memórias para além dos valores hegemônicos, que se revelam, pois, como resistentes e rebeldes, podendo contribuir para a problematização dos sentidos da preservação e da construção de patrimônios, convocando sentidos confiscados por práticas institucionalizadas.

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Biografia do Autor

  • Neiva de Assis, Instituto Federal Catarinense
    Graduada em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002), Especialista em Gestão Escolar (FURB- 2006) e Mestre em Psicologia (UFSC-2011) com a pesquisa JOVENS, ARTE E CIDADE: (im) possibilidades de relações estéticas em Programas de Contraturno Escolar. Dissertação de Mestrado que recebeu o Prêmio ABRAPSO de textos acadêmicos de 2011. Doutoranda vinculada ao NUPRA - Núcleo de Práticas Sociais e Constituição do Sujeito - UFSC. Área de atuação dentro das políticas públicas de educação, assistência social e saúde. Experiência com jovens, famílias, comunidade. Atualmente atua como Docente de Psicologia no Instituto Federal Catarinense - IFC, Campus São Francisco do Sul - SC. Tem como prática profissional e interesse de pesquisa os processos educativos em diferentes contextos, cidade educativa, patrimônio cultural, educação estética, psicologia histórico-cultural.
  • Andrea Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista em produtividade do CNPq. Orientadora de mestrado e doutorado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza e estudos complementares na UFRGS. Desenvolveu atividades junto à CAPES na condição de coordenadora adjunta da Câmara II - Sociais e Humanidades, Área Interdisciplinar, entre 2011-2014. Foi co-editora da Revista Psicologia & Sociedade entre 2008 e 2011 e integrou a Direção Nacional da ABRAPSO (gestões 1992-1993, 2010-2011 e 2012-2013). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de Psicologia Social com os seguintes temas: relações estéticas, éticas e processos de criação; psicologia social e arte; educação estética. Questões metodológicas são outro tema de interesse para o qual vem se dedicando nos últimos anos e que resultou na publicação, pela Editora Sulina e Editora da UFRGS, do livro Perguntar, Registrar, Escrever: inquietações metodológicas. Têm outros livros e capítulos de livros publicados, bem como artigos em periódicos, vários destes disponíveis on-line.É revisora ad hoc de vários periódicos científicos e integra o corpo editorial de alguns desses periódicos.

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Publicado

2016-11-06

Edição

Seção

Dossiê Territórios e Paisagens de subjetivação

Como Citar

Lixo: outras memórias da/na cidade. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 28, n. 2, p. 195–203, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5126. Acesso em: 9 ago. 2025.