Dance as a meeting policy with people and places

Authors

  • Ruth Torralba Ribeiro Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, RJ
  • Lidia Costa Larangeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Vainer de Albuquerque Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Raquel Simões Gouvêa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thaís Leitão Chilinque Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2182

Keywords:

dance, city, policy

Abstract

This research report aims to share the experience in the project “Cartographies of the body in the city”, conducted by Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). Núcleo uses cartography as a methodological compass to map intensive experiences in the city in which the vibrating dimension of the bodies is triggered. In this article, we highlighted the experience in the processes of wandering and affective occupation in the port region of Rio de Janeiro and the realization of dance propositions in political resistance movements in the year 2016 as a re-existence artistic practice. By investigating the friction between art and life, we expand the understanding of what can dance do when it emerges from the encountering with people and places.

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Author Biographies

Ruth Torralba Ribeiro, Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, RJ

Ruth Torralba Ribeiro é artista da dança, psicóloga clínica, professora e pesquisadora. É doutora e mestre em psicologia (UFF), terapeuta pelo movimento (FAV) e possui aperfeiçoamento em eutonia (Instituto Gerda Alexander). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa Estudos e Encontros em Dança (NUPEED - UFRJ) e do Laboratório de Subjetividade e Corporeidade (CORPOREILABS - UFF, FAV, UFRJ, UFC)

Lidia Costa Larangeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Lidia Costa Larangeira é artista da dança e atua como Professora Assistente nos cursos de graduação em Dança do Departamente do Arte Corpora da UFRJ. É doutoranda em Artes pela UERJ, mestre em Ciência da Arte pela UFF e especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA. Dançou com Holly Cavrell, Regina Miranda, Duda Maia, Leslie Satin, Luis Mendonça, Andrea Jabor, e trabalhou cinco anos na Lia Rodrigues Cia. de Danças, tendo colaborado para a criação da Escola Livre de Danças da Maré, no projeto de formação intensiva em dança para adolescentes da região. Atualmente é colaboradora do Laboratório de Subjetividade e Corporeidade - CORPOREILABS da UFF e Coordena o Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança da UFRJ, com o projeto “Cartografias do corpo na cidade: ações artísticas e ocupação afetiva no Morro da Conceição”.

Laura Vainer de Albuquerque, Universidade Federal Fluminense

Laura Vainer é artista da dança e estudante em fase de conclusão do curso de Licenciatura em Dança da UFRJ. Iniciou os estudos em dança como bailarina na Cia. de Ballet do Rio de Janeiro. De 2013 a 2015 foi bolsista no Laboratório de Arte Educação/UFRJ, onde trabalhou como monitora da disciplina Introdução aos Estudos da Corporeidade sob a coordenação da Prof. Dra. Maria Ignez de Souza Calfa. Atualmente é bolsista no Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança/UFRJ, coordenado pela artista e professora Lidia Larangeira, e está envolvida na criação do TRAÇO - Núcleo de Performatividades da Imagem/UFRJ sob orientação do artista e professor Felipe Ribeiro. Mantém uma pesquisa pessoal em dança e escrita.

Bruna Raquel Simões Gouvêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bruna Gouvêa é artista da dança, pesquisadora, professora e estudante em fase de conclusão do curso de Bacharelado em Dança na UFRJ. Foi bolsista no projeto A Poética do Fluxo/UFRJ coordenado pela professora Maria Alice Poppe (2013). Atualmente é bolsista no Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança/UFRJ coordenado pela professora Lidia Larangeira. Em consonância com a pesquisa realizada no Núcleo intitulada “Cartografias do corpo na cidade: ações artísticas e ocupação afetiva no Morro da Conceição” desenvolve o trabalho artístico que recebe o nome de Corpo-janela: cartografias de uma dança-com.


Thaís Leitão Chilinque, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Thaís Chilinque é artista da dança, do teatro e da performance. Formada em Artes Dramáticas pela Escola Estadual de Teatro Martins Pena, é performer do Coletivo Líquida Ação. Bacharelanda em Dança pela UFRJ, foi bolsista-intérprete da Companhia Folclórica do Rio- UFRJ; e compôs a equipe de bolsistas da primeira etapa do Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal– projeto realizado através do termo de cooperação técnica entre FUNARTE/MinC e UFBA. É colaboradora do Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança da UFRJ, com quem desenvolve proposta Cartografias do Corpo na Cidade, uma ocupação artística e afetiva na Zona Portuária e em outros espaços intensivos da cidade do Rio de Janeiro.


References

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Published

2017-08-31

How to Cite

RIBEIRO, R. T.; LARANGEIRA, L. C.; ALBUQUERQUE, L. V. DE; GOUVÊA, B. R. S.; CHILINQUE, T. L. Dance as a meeting policy with people and places. Fractal: Journal of Psychology, v. 29, n. 2, p. 143-151, 31 Aug. 2017.

Issue

Section

Dossiê Corporeidade

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