A Política Empresarial: a responsabilidade social como mecanismo de segurança

Autores/as

  • Sonia Aparecida Moreira França Unesp - Assis
  • Fernando Luiz Zanetti Unesp - Assis

Palabras clave:

política empresarial, controle social, mecanismos de segurança

Resumen

Neste ensaio, tomamos como problema as ações da política empresarial no Brasil, em específico a política de responsabilidade social das empresas, por entender que existe nessa iniciativa um status de inovação tecnológica que precisa ser interrogado, pois se inscreve no interior de uma racionalidade que objetiva o governo das populações e tem como instrumento técnico, para realizar esse fim, uma sociedade controlada por mecanismos de segurança. Para tanto, partimos da análise de três procedimentos efetivados por alguns projetos sociais desenvolvidos por empresas brasileiras – a pesquisa científica, o protagonismo juvenil e a metodologia participativa. A referência de análise são textos de diversas naturezas, veiculados por esses projetos e disponíveis ao acesso público.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sonia Aparecida Moreira França, Unesp - Assis
    Professora colaboradora do curso pos-graduação em Psicologia da Unesp - Campus de Assis. 
  • Fernando Luiz Zanetti, Unesp - Assis
    Aluno do curso de pos-graduação em Psicologia da Unesp - Campus de Assis. Nível: doutorado.

Referencias

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva. 1992.

BAUMAN, Z. Vidas desperdiçadas. Tradução de C. A. Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

___________ Tecnologías del yo y otros textos afines. Barcelona: Paidós Ibérica, 1990.

___________. Sujeito e Poder. In: DREYFUS, H. L. Michel Foucault, uma trajetória filosófica (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Tradução de V. P. Carrero Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995 p. 231-249.

___________ Sobre a genealogia da ética: uma revisão do trabalho. In: DREYFUS, H. L. Michel Foucault, uma trajetória filosófica (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Tradução de V. P. Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995 p. 253-278.

___________ Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1997.

___________. Foucault Estuda a Razão de Estado. In: FOUCAULT, M. Estratégias, poder-saber. Ditos e Escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

___________ A hermenêutica do sujeito. Tradução de Marcio Alves da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

___________. Segurança Território e População. Tradução de E. Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

___________. Nascimento da Biopolítica. Tradução de E. Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

METODOLOGIA para a formação de jovens pesquisadores – Observatório de jovens - Real panorama da comunidade, 2005. Disponível em: http://www.ice.org.br. Acesso em: 23 jun. 2007.

PORTAL do Voluntariado - Entrevistas anteriores. A transformação do Casulo. Disponível em: http://www.portaldovoluntariado.org.br. Acesso em: 22 out. 2005.

RELATÓRIO de Atividades - Instituto de Cidadania Empresarial, 2004. Disponível em: http://www. projetocasulo.org.br. Acesso em: 23 jun. 2007.

RELATÓRIO de Atividades - Instituto de Cidadania Empresarial, 2005. Disponível em: http:// www.projetocasulo.org.br. Acesso em: 23 jun. 2007.

SENELLART, M. A crítica da razão governamental em Michel Foucault. Foucault – Um pensamento desconcertante. Revista de Sociologia da USP Tempo Social. São Paulo, v.7(1-2), 1-14, 1995.

SENNETT, R. A corrosão de caráter: as conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999.

Publicado

2011-08-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

A Política Empresarial: a responsabilidade social como mecanismo de segurança. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 23, n. 2, p. 317–336, 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4850. Acesso em: 13 dec. 2025.