Da Revista do Departamento de Psicologia à Fractal Revista de Psicologia; Revista do Departamento de Psicologia – UFF: 20 anos; Entrevista com Regina Benevides: 20 anos da Revista do Departamento de Psicologia - UFF; Apresentação do Vol. 1, n. 1, 1989.

Autores

  • Marcia Moraes Universidade Federal Fluminense
  • Maria Lívia do Nascimento Universidade Federal Fluminense
  • Eduardo Passos Universidade Federal Fluminense
  • Luis Antônio Baptista Universidade Federal Fluminense
  • Regina Benevides de Barros Universidade Federal Fluminense

Resumo

É com grande alegria que apresentamos aos nossos leitores este 1º fascículo do 20º volume da Revista. São 20 anos de publicação ininterrupta. Trata-se para nós de um momento histórico que é ao mesmo tempo, uma celebração do percurso que trilhamos até este momento e uma abertura de outros caminhos a trilhar. Conforme anunciamos no editorial anterior, a Revista passa por uma série de transformações. Com este número ela é rebatizada para Fractal: Revista de Psicologia. Além desta mudança, destacamos que a partir deste número a Revista passará a ser publicada em formato eletrônico e não mais em formato impresso.

Downloads

Biografia do Autor

  • Marcia Moraes, Universidade Federal Fluminense
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988) , mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) . Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense (UIFF), ministrando aulas na graduação em Psicologia e na pós-graduação strito senso - mestrado e doutorado - em Psicologia, ambas na UFF . Suas pesquisas estão ligadas aos seguintes temas: epistemologia da psicologia, história e filosofia da psicologia, teoria ator-rede e os estudos de ciência e tecnologia em suas interfaces com a psicologia. Desde o ano de 2003 vem pesquisando o tema da cognição entre jovens com deficiência visual, fazendo uso de metodologias de investigação fundadas na perspectiva praxiografica, tal como é proposta por alguns autores no campo da teoria ator-rede.
  • Maria Lívia do Nascimento, Universidade Federal Fluminense
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974) , especialização em Seminário Qu'est Ce Qu'être Protégé pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1996) , especialização em Seminário Protection Colletives pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1997) , mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) , doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) , pós-doutorado pela Universite de Paris VIII (1997) e pós-doutorado pela Universite de Paris VIII (2003) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO 4 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: História da Psicologia no Brasil, Intervenção Comunitária, Práticas Psi.
  • Eduardo Passos, Universidade Federal Fluminense
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) , mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) . Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense, Membro de corpo editorial da Psicologia. Reflexão e Crítica, Membro de corpo editorial da Psicologia em Estudo, Membro de corpo editorial da Revista do Departamento de Psicologia (UFF) e Consultoria do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência Cognitiva, História da Psicologia, Modelo Máquina.
  • Luis Antônio Baptista, Universidade Federal Fluminense
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1987), e Pós-Doutorado na Faculdade de Sociologia da Universidade de Roma ";;;La Sapienza";;;. É professor titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Atualmente tem como linha de pesquisa os estudos sobre as políticas da subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência urbana e subjetividade no contemporâneo e a formação do psicólogo.
  • Regina Benevides de Barros, Universidade Federal Fluminense
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1980) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). É professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: clinica, producao de subjetividade, transdisciplinaridade, saúde coletiva e humanização. Atualmente trabalha na Pathfinder International em Moçambique em Projectos de saúde, educação e políticas sociais.

Publicado

2008-10-03

Como Citar

Da Revista do Departamento de Psicologia à Fractal Revista de Psicologia; Revista do Departamento de Psicologia – UFF: 20 anos; Entrevista com Regina Benevides: 20 anos da Revista do Departamento de Psicologia - UFF; Apresentação do Vol. 1, n. 1, 1989. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 20, n. 1, p. 01–08, 2008. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4669. Acesso em: 16 ago. 2025.