Caminhos bifurcantes na educação inclusiva! Inclusões e rebeldias silenciosas na Educação Pública
Resumen
Este artigo apresenta algumas análises de uma pesquisa mestrado que debate a inclusão escolar. Considerando a Escola Pública produto/produtora de saber-poder (FOUCAULT, 2006) e de ações de inclusão social, partimos da premissa de que a escolarização implica um processo inclusivo continuado e inevitável. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública municipal de um município do norte do Estado do Espírito Santo, abrangendo rodas de conversa com educadores, estudantes e familiares de alunos vinculados às respectivas escolas. Utilizando como eixos críticos as noções de biopolítica/biopoder (FOUCAULT, 2005), micropolítica (GUATTARI; ROLNIK, 2005) e inclusão diferencial (HARDT; NEGRI, 2005) percebemos a inclusão escolar (e a idéia da Educação Inclusiva) composta num sistema de controle e poder. Na seqüência evidenciamos o fracasso escolar como uma produção contemporânea das políticas inclusivas na educação pública e também destacamos a aliança com os atores locais como estratégia fundamental de potencialização da vida.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.