Aprendiz circense e contemplador: olhares que dialogam entre a incompletude e o acabamento

Autores/as

  • Eliane Regina Pereira Universidade Federal de Uberlandia
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

constituição do sujeito, atividade criadora, experiência estética, escola de circo, alteridade.

Resumen

Este artigo se propõe a apresentar de que forma a arte circense, compreendida como atividade criadora e experiência estética, amplia as possibilidades de “ser” do aprendiz. Tendo uma compreensão teórica da constituição do sujeito como sendo processo sempre inacabado, discutimos como o “acabamento provisório” ofertado pelo contemplador transcende o personagem circense e alcança o sujeito-aprendiz.  Por meio de entrevistas e observações das aulas no picadeiro, alcançamos informações a respeito de como o aprendiz define a arte circense e a relação que estabelece com o público, com os colegas de circo e com os professores, dando os indícios da mediação da arte circense na sua constituição. Os resultados da pesquisa apontam para a atividade circense como capaz de se fazer mediação na constituição do sujeito a partir do olhar do contemplador, que ofertando significados ao aprendiz, amplia suas possibilidades de ser.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane Regina Pereira, Universidade Federal de Uberlandia

Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí, com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunto II, da Universidade Federal de Uberlândia, no Instituto de Psicologia, integrante do Núcleo de Psicologia Preventiva e da Saúde. Atua na área da Psicologia da Saúde, com ênfase em Psicologia Social e nos Processos de Criação em contextos de saúde. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: constituição do sujeito, processos de criação e potência de ação, oficinas estéticas, contextos de saúde, promoção e prevenção em saúde.

Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina

Kátia Maheirie é graduada em Psicologia pela UFSC, com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com estágio pós doutoral na UNICAMP. É Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). É pesquisadora do CNPq, atuando no Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Relações Estéticas e Processos de Criação no PPGP, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão voltados a estética e política em diferentes contextos sociais. Foi editora da Revista Psicologia & Sociedade de 2008 a 2011, o periódico científico da Associação Brasileira de Psicologia Social, da qual é membro. É editora geral do periódico Revista de Ciências Humanas desde 2013. É orientadora de alunos de mestrado e doutorado, de bolsistas de IC e bolsistas de extensão. Atua na área de Psicologia Social, com ênfase nos Processos de Criação, Estética, Política, Movimentos Sociais, Música e nos diálogos entre Psicologia Social e Arte. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: processos de criação, estética, música, movimentos de subjetivação e objetivação, oficinas estéticas, identidade coletiva e movimentos sociais.

Citas

BAKHTIN M. Discurso na vida e discurso na arte: sobre poética sociológica (1926). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. In: VOLOCHINOV, V. N. Freudismo. New York: Academic Press, 1976. p. 01-16.

BAKHTIN M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GERALDI J. W. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética e estética. In: FREITAS, M. T.; JOBIM e SOUZA, S.; KRAMER, S. (Org.). Ciências humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 39-56.

SARTRE, J.-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SAWAIA, B. B. Introduzindo a afetividade na reflexão sobre estética, imaginação e constituição do sujeito. In: DA ROS, S. Z.; MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A. V. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006. p. 85-94.

VÁZQUEZ, A. S. Convite à estética. Tradução de Gilson Baptista Soares. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

ZANELLA, A. V. Sujeito e alteridade: reflexões a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia e Sociedade, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 99-104, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v17n2/27049.pdf/>. Acesso em: 20 jul. 2013.

ZANELLA, A. V. “Pode ser flor se flor parece a quem o diga”: reflexões sobre Educação Estética e o processo de constituição do sujeito. In: DA ROS, S. Z.; MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A. V. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006. p. 33-47.

##submission.downloads##

Publicado

2016-04-26

Cómo citar

PEREIRA, E. R.; MAHEIRIE, K. Aprendiz circense e contemplador: olhares que dialogam entre a incompletude e o acabamento. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 134-138, 26 abr. 2016.

Número

Sección

Artículos