Pistas somáticas para um estudo da corporeidade: uma aprendizagem das sensações

Autores/as

  • Patricia de Lima Caetano Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE,

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2226

Palabras clave:

corporeidade, educação somática, aprendizagem experimental, sensações, alteridade

Resumen

Este texto pretende apresentar algumas pistas para um estudo da corporeidade a partir da metodologia de aprendizagem somática evidenciando-a como uma aprendizagem do/pelo corpo vivido e experimentado através da habitação de sua dimensão material intensiva e heterogênea, produtora de alteridades espaço-temporais. Para tanto, nos aproximaremos da abordagem somática Body Mind Centering. Serão apresentados relatos de experiências registrados em um diário de bordo e em entrevistas que procurarão evidenciar a natureza estético-sensível do corpo como impulsionadora de um aprendizado pela via das sensações. Os relatos compõem um campo investigativo no qual o corpo, em experimentação de si, se faz bússola de um processo errante de buscas pela legitimação do corpo enquanto realidade plena, potente e vital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia de Lima Caetano, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE,

Professora adjunta dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança e Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes, do Instituto de Cultura e Arte/ICA, da Universidade Federal do Ceará/UFC. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Educadora do Movimento Somático (SME) pela The School for Body Mind Centering (2015). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002) e formação profissional em Dança Contemporânea pelo Centro de Estudos do Movimento e Artes - Escola Angel Vianna (1999). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Somática, atuando principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, performance, teatro físico e estudos da subjetividade/corporeidade.

Citas

BERNARD, M. De la creation choregraphique. Paris: Recherches – Centre National de la Danse, 2001.

CAETANO, P. L. O corpo intenso nas Artes Cênicas: procedimentos para o Corpo sem Órgãos a partir dos Bartenieff Fundamentals e do Body Mind Centering. 2012. Tese (Doutorado)-Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

COHEN, B. B. Uma Introdução ao Body Mind Centering. Cadernos do Gipe-Cit, - UFBA, Salvador, n. 18, p. 36-49, abr. 2008.

COHEN, B. B. Le processus d’incorporation. In: ______. De l’une à l’autre. Bruxelles: Contredanse, 2010. p. 66-67.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. v. 3.

FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.

FORTIN, S. Educação somática: novo ingrediente da formação prática em dança. Cadernos do Gipe-Cit - UFBA, Salvador, n. 2, p. 42-57, fev. 1999.

GIL, J. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

GODARD, H. Le geste manquant. Revue Internationalle de Psychanalyse, Paris, n. 5, p. 63-75, jun. 1994.

GODARD, H. Le geste et sa perception. In: ______. La danse au XXeme Siècle. Paris: Bordas, 1998. p. 224-229.

GODARD, H. Des trous noirs. Nouvelles de Danse - Contredanse, Bruxelles, n. 53. p. 56-75. 2006.

HANNA, T. The field of somatics. SOMATICS: Magazine-Journal of the Bodily Arts and Sciences, v. I, n. 1, Autumn 1976. Disponível em: <https://somatics.org/library/htl-fieldofsomatics>. Acesso em: 2 set. 2016.

##submission.downloads##

Publicado

2017-08-31

Cómo citar

CAETANO, P. DE L. Pistas somáticas para um estudo da corporeidade: uma aprendizagem das sensações. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 168-176, 31 ago. 2017.

Número

Sección

Dossiê Corporeidade