Pistas somáticas para um estudo da corporeidade: uma aprendizagem das sensações
DOI :
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2226Mots-clés :
corporeidade, educação somática, aprendizagem experimental, sensações, alteridadeRésumé
Este texto pretende apresentar algumas pistas para um estudo da corporeidade a partir da metodologia de aprendizagem somática evidenciando-a como uma aprendizagem do/pelo corpo vivido e experimentado através da habitação de sua dimensão material intensiva e heterogênea, produtora de alteridades espaço-temporais. Para tanto, nos aproximaremos da abordagem somática Body Mind Centering. Serão apresentados relatos de experiências registrados em um diário de bordo e em entrevistas que procurarão evidenciar a natureza estético-sensível do corpo como impulsionadora de um aprendizado pela via das sensações. Os relatos compõem um campo investigativo no qual o corpo, em experimentação de si, se faz bússola de um processo errante de buscas pela legitimação do corpo enquanto realidade plena, potente e vital.
Téléchargements
Références
BERNARD, M. De la creation choregraphique. Paris: Recherches – Centre National de la Danse, 2001.
CAETANO, P. L. O corpo intenso nas Artes Cênicas: procedimentos para o Corpo sem Órgãos a partir dos Bartenieff Fundamentals e do Body Mind Centering. 2012. Tese (Doutorado)-Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
COHEN, B. B. Uma Introdução ao Body Mind Centering. Cadernos do Gipe-Cit, - UFBA, Salvador, n. 18, p. 36-49, abr. 2008.
COHEN, B. B. Le processus d’incorporation. In: ______. De l’une à l’autre. Bruxelles: Contredanse, 2010. p. 66-67.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. v. 3.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.
FORTIN, S. Educação somática: novo ingrediente da formação prática em dança. Cadernos do Gipe-Cit - UFBA, Salvador, n. 2, p. 42-57, fev. 1999.
GIL, J. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
GODARD, H. Le geste manquant. Revue Internationalle de Psychanalyse, Paris, n. 5, p. 63-75, jun. 1994.
GODARD, H. Le geste et sa perception. In: ______. La danse au XXeme Siècle. Paris: Bordas, 1998. p. 224-229.
GODARD, H. Des trous noirs. Nouvelles de Danse - Contredanse, Bruxelles, n. 53. p. 56-75. 2006.
HANNA, T. The field of somatics. SOMATICS: Magazine-Journal of the Bodily Arts and Sciences, v. I, n. 1, Autumn 1976. Disponível em: <https://somatics.org/library/htl-fieldofsomatics>. Acesso em: 2 set. 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.