<em>Performers sem Fronteiras</em>, uma plataforma clínico-performativa de ações em arte relacional

Autores/as

  • Diogo Rezende Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Tânia Alice Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2332

Palabras clave:

performance, arte relacional, clínica

Resumen

O artigo aborda o trabalho da plataforma clínico-performativa Performers sem Fronteiras (PsF), que trabalha em contextos de pessoas em situação de trauma pontual ou crônico, bem como em ações de cultivo e promoção de saúde. Vamos abordar a interface arte/cura a partir do conceito de PARC (Performances de Arte Relacional como prática de Cura), desenvolvido por Tania Alice, em algumas ações clínico-performáticas realizadas pelo conjunto da plataforma, em volta de três eixos norteadores do trabalho do coletivo: 1. O movimento livre como prática clínica pela criação de plataformas pontuais de livre expressão do corpo. 2. O empoderamento dos participantes, pensado a partir de um trabalho realizado por dois integrantes do PsF junto a usuários da rede de saúde mental do Rio de Janeiro intitulado “Todo sonho bem sonhado pode um dia virar realidade”. 3. A potencialização dos afetos dentro da performance “Correio de abraços Brasil/Nepal” de Tania Alice.

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Biografía del autor/a

Diogo Rezende, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na linha de pesquisa Estudos da performance e discursos do corpo e da imagem. Pesquisa a proposta experimental de uma Clínica Somático-Performativa como modo de construção de uma ética de existência e cuidado de si nas artes. É graduado em Psicologia (UFU), possui mestrado em Estudos da Subjetividade (UFF) e especialização em Terapia Através do Movimento (Faculdade Angel Vianna). Atualmente integra a plataforma de performance Performers Sem Fronteiras (RJ). É dançarino e pesquisador de Contato Improvisação (CI), participando e organizando eventos de CI a nível nacional e internacional. É instrutor de Yoga formado pela Yin Yang Vinyasa School, certificado pela Yoga Alliance Professionals. Temas de trabalho: Contato improvisação, Dança, Educação Somática, Performance, Clínica, Yoga, Criação, Meditação, Budismo.

Tânia Alice, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

"A favor da manutenção e valorização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e a favor do retorno à normalidade democrática". Artista-pesquisadora que trabalha com projetos de arte relacional (performance) que se apresentam como uma interseção entre projeto artístico, projeto social e projeto terapêutico (cura do trauma). Graduação em Letras e Artes pela Université de Strasbourg III (1998), Mestrado de criação contemporânea (2000), Doutorado em Letras e Artes (Performance) pela Université de Provence Aix-Marseille I (2003), Pós-Doutorado pela UFRJ (criação teatral e performática contemporânea), formada como terapeuta em Somatic Experiencing (cura do trauma). Foi professora das Universidades de Rennes I e Rennes II (França), da UVA (Ceará) e da UFOP (Minas Gerais). Atualmente é professora associada e Chefe do Departamento de Interpretação da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua como artista-pesquisadora na Graduação e na Pós-Graduação, orientando pesquisas mestrado e doutorado. Publicou "Performance.ensaio - (des)montando os clássicos" (FAPERJ/CNPq) em 2011. é pesquisadora do NEPAA (Núcleo de Estudos da Performances Afro-Ameríndia) e lider do grupo de pesquisa "Práticas performativas contemporâneas". Foi diretora e artística e performer do Coletivo de Performance "Heróis do Cotidiano", que realiza micro-utopias no espaço urbano e é criadora em 2014 da plataforma "Performers em Fronteiras", que realiza intervenções artísticas em situações geradoras de trauma. Recebeu a Bolsa CAPES/Fulbright para trabalhar como professora e artista convidada no Califórnia Institute of the Arts CALARTS, Califórnia em 2013, ocupou a cátedra de cooperação internacional da Universidade Livre de Bruxelas em 2015 e apresentou seu trabalho de pesquisa em performance em diversos festivais, eventos científicos e Instituições internacionalmente reconhecidas, como no Brasil, México, Estados-Unidos (New York / California), na Colômbia, Chile, França, Alemanha, Bélgica, entre outros. Seu livro "Performance como revolução dos afetos" foi aceito em 2016 para publicação pela Editora paulista Annablume.

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Publicado

2017-08-31

Cómo citar

REZENDE, D.; ALICE, T. <em>Performers sem Fronteiras</em>, uma plataforma clínico-performativa de ações em arte relacional. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 196-202, 31 ago. 2017.

Número

Sección

Dossiê Corporeidade