Cidade de Deus em 360°

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5905

Palavras-chave:

psicanálise, cinema, repetição, filicídio, cultura

Resumo

Neste artigo, o filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, é o disparador de uma reflexão sobre a barbárie nas periferias brasileiras. Capturado em sua trama narrativa, o espectador de classe média é incitado a deslocar-se de uma posição passiva, na medida em que é enlaçado na violência que o filme denuncia. Do ponto de vista metodológico, esta análise fílmica consiste em uma pesquisa psicanalítica sustentada no modo como Freud escuta uma obra visual em O Moisés de Michelangelo. Nesse sentido, um elemento formal da composição de Cidade de Deus – uma panorâmica de 360º – parece aludir ao genocídio da juventude negra do país. A partir de uma leitura psicanalítica, sugerimos que esse circuito de repetição indica o filicídio na cultura: o extermínio de novas gerações orquestrado por estruturas de poder com o intuito de sustentar posições de gozo. No circuito mortífero em que são tragados jovens negros brasileiros de periferia, trata-se de descrever o que se repete, regularmente, mas também as possibilidades de inscrição de uma diferença.

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Biografia do Autor

  • Samanta Antoniazzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

    Possui graduação em Psicologia pela Ponticífia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). É psicanalista, membro associado do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) e mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS, 2017). Trabalha em atendimento clínico psicanalítico e leciona no curso de Pós-graduação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (Unochapecó) e no curso Teoria Psicanalítica e a Clínica Psicoterápica (Instituto Contemporâneo). Coordena o grupo de estudos “Traço, trauma, temporalidade: perspectivas psicanalíticas”, no CEPdePA. 

  • Amadeu de Oliveira Weinmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

    Psicanalista. Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/1985) e em Psicologia (UFRGS/1998). Especialista em Clínica Psicanalítica (UFRGS / 2001). Doutor em Educação (UFRGS/2008). Supervisor da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS desde 2002. Professor Associado 3 do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da UFRGS. Professor permanente do PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura da UFRGS desde sua criação, em 2014. Professor permanente do PPG em Psicologia Social e Institucional/UFRGS. Membro do GT ANPEPP Psicopatologia e Psicanálise. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF). Ex-tutor do PET Psicologia UFRGS (2015/2020). Coordenador, juntamente com Simone Zanon Moschen e Maria Cristina Candal Poli, da série Psicanálise: Clínica e Cultura da Editora da UFRGS. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Cinema (2011/2019). Participante do grupo de pesquisa “A Psicanálise e a Clínica na Universidade”, linha de pesquisa Cinema e Psicanálise (2014/2018).

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Publicado

2022-07-26

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Artigos

Como Citar

Cidade de Deus em 360°. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 34, p. Publicado em 26/07/2022, 2022. DOI: 10.22409/1984-0292/2022/v34/5905. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5905. Acesso em: 7 ago. 2025.