Identidade indígena: olhares a partir da Psicologia Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2023/v35/5956

Palavras-chave:

identidade étnica, indígena, Psicologia Social

Resumo

Este estudo consiste numa revisão integrativa cujo objetivo é identificar como a Psicologia Social tem abordado as questões relativas à identidade indígena. O levantamento foi feito a partir de artigos que tratam das questões indígenas na perspectiva da Psicologia Social nas bases eletrônicas: SciELO, Pepsic, LILACS, BVS- Psi e APA. Os descritores foram: identidade étnica, indígena, índio, identidade social e Psicologia social. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram compilados 19 estudos nacionais e internacionais referentes à última década, publicados em revistas de psicologia, evidenciando o caráter recente de estudos que aproximem a Psicologia Social de estudos sobre identidade indígena. Por meio do levantamento realizado, verificou-se que as publicações sobre o tema se organizaram em quatro eixos: (1) compreensão da identidade étnica a partir da Psicologia Social; (2) representações sociais, preconceito e discriminação contra indígenas; (3) efeitos da relação interétnica para indígenas; e (4) os desafios da relação pesquisador e indígenas.

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Biografia do Autor

  • Silvia Barbosa Correia, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

    Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1995), especialização em Psicologia Aplicada - Psicodiagnóstico Infantil pela UFC (1997), mestrado em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em psicologia pela Universidade de Fortaleza (2019). Participou do Laboratório de Pesquisa em Processos de Exclusão Social (LEPES - PPGP/UNIFOR). Tem experiência na área de Psicologia Social, atuação no terceiro setor por cerca de quinze anos. Acumulou experiência profissional na coordenação de Projetos Socioambientais, coordenação de equipes e trabalhos comunitários. Lecionou na Universidade Vale do Acaraú, em disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem. Foi professora adjunta da Faculdade Ateneu, de 2012 a 2015, nos cursos de Administração de Empresas e Gestão de Recursos Humanos, em disciplinas presenciais de Psicologia das Organizações, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Disciplinas EAD: Sociologia das Organizações, Ética Profissional e Comportamental, além de conteudista de material didático de disciplinas EAD. Atualmente é professora no Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, nas disciplinas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Prática de Pesquisa em Psicologia e Gestalterapia. Compõe equipe profissional do Serviço de Apoio Psicopedagógico desta IES. Atua na clínica com adultos na perspectiva da Gestalterapia.

  • Luciana Maria Maia Viana, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

    Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Psicologia Social pela UFPB e doutorado em Psicologia Social pela UFPB em associação ampla com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando na graduação em psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). É membro do Grupo de Trabalho Relações Intergrupais: preconceito e exclusão social?, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão situam-se no campo da Psicologia Social, com ênfase nas temáticas: estereótipos, preconceito, discriminação contra minorias sociais, processos de exclusão social, relações intergrupais, identidade social e ativismo político.

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Publicado

2023-04-14

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Seção

Artigos

Como Citar

Identidade indígena: olhares a partir da Psicologia Social. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 35, p. Publicado em 14/04/2023, 2023. DOI: 10.22409/1984-0292/2023/v35/5956. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5956. Acesso em: 9 ago. 2025.