Identidad indígena: miradas desde la Psicología Social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2023/v35/5956

Palabras clave:

identidad étnica, indígena, Psicología Social

Resumen

Este estudio consiste en una revisión integradora cuyo objetivo es identificar cómo la Psicología Social ha abordado cuestiones relacionadas con la identidad indígena. El relevamiento se realizó a partir de artículos que abordan la temática indígena desde la perspectiva de la Psicología Social en bases de datos electrónicas: SciELO, Pepsic, LILACS, BVS-Psi y APA. Los descriptores fueron: identidad étnica, indígena, indígena, identidad social y psicología social. Considerando los criterios de inclusión y exclusión, se compilaron 19 estudios nacionales e internacionales referentes a la última década, publicados en revistas de psicología, evidenciando el carácter reciente de los estudios que acercan la Psicología Social a los estudios sobre la identidad indígena. A través de la encuesta realizada, se encontró que las publicaciones sobre el tema estaban organizadas en cuatro ejes: (1) comprensión de la identidad étnica desde la Psicología Social; (2) representaciones sociales, prejuicios y discriminación contra los pueblos indígenas; (3) efectos de la relación interétnica para los pueblos indígenas; y (4) los desafíos de la relación investigador-indígena.

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Biografía del autor/a

Silvia Barbosa Correia, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1995), especialização em Psicologia Aplicada - Psicodiagnóstico Infantil pela UFC (1997), mestrado em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em psicologia pela Universidade de Fortaleza (2019). Participou do Laboratório de Pesquisa em Processos de Exclusão Social (LEPES - PPGP/UNIFOR). Tem experiência na área de Psicologia Social, atuação no terceiro setor por cerca de quinze anos. Acumulou experiência profissional na coordenação de Projetos Socioambientais, coordenação de equipes e trabalhos comunitários. Lecionou na Universidade Vale do Acaraú, em disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem. Foi professora adjunta da Faculdade Ateneu, de 2012 a 2015, nos cursos de Administração de Empresas e Gestão de Recursos Humanos, em disciplinas presenciais de Psicologia das Organizações, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Disciplinas EAD: Sociologia das Organizações, Ética Profissional e Comportamental, além de conteudista de material didático de disciplinas EAD. Atualmente é professora no Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, nas disciplinas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Prática de Pesquisa em Psicologia e Gestalterapia. Compõe equipe profissional do Serviço de Apoio Psicopedagógico desta IES. Atua na clínica com adultos na perspectiva da Gestalterapia.

Luciana Maria Maia Viana, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Psicologia Social pela UFPB e doutorado em Psicologia Social pela UFPB em associação ampla com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando na graduação em psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). É membro do Grupo de Trabalho Relações Intergrupais: preconceito e exclusão social?, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão situam-se no campo da Psicologia Social, com ênfase nas temáticas: estereótipos, preconceito, discriminação contra minorias sociais, processos de exclusão social, relações intergrupais, identidade social e ativismo político.

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Publicado

2023-04-14

Cómo citar

CORREIA, S. B.; VIANA, L. M. M. Identidad indígena: miradas desde la Psicología Social. Fractal: Revista de Psicologia, v. 35, p. Publicado em 14/04/2023, 14 abr. 2023.

Número

Sección

Artículos