Talleres terapéuticos en salud mental

investigando con la Teoria-Actor-Red

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i3/5986

Palabras clave:

talleres terapéuticos, salud mental, Teoría Actores-Red, buscarCOM

Resumen

El objetivo de este artículo es presentar una descripción de la experiencia, resultado de un Taller Terapéutico desarrollado en un Centro de Atención Psicosocial (CAPS), dispositivo fundamental para la Reforma Psiquiátrica y para la atención en Salud Mental por el Sistema Único de Salud (SUS). Para este estudio se utilizaron las formulaciones teórico-metodológicas de la Teoría Actor-Red (TAR), las proposiciones del término ResearchCOM, además de los registros en diarios de campo que, a su vez, engendran este escrito, posibilitando las afectaciones que forjaron destacó en esta investigación. Esperamos que este texto amplíe las posibilidades del papel del psicólogo en la investigación y en las prácticas sanitarias. Concluimos que, con las actividades propuestas, los encuentros contribuyeron a la vinculación social de los sujetos, promoviendo el autocuidado y llevándolos a afrontar su propio trato de forma creativa, presentándose como un espacio acogedor con importante potencial para la producción de sujetos más autónomos.

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Biografía del autor/a

Jackeline Sibelle Freires Aires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, RJ

Psicóloga Clínica. Mestra pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS/UERJ). Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Integrante do grupo de pesquisa e Unidade de Desenvolvimento Tecnológico Laboratório AfeTAR (UERJ). Atendimentos clínicos de orientação psicanalítica para adultos, em consultório. Discente do Instituto de Clínica Psicanalítica da Escola Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (ICP/EBP). Interesse de pesquisa nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Formação de Psicóloga e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Possui experiência em psicologia clínica e saúde mental; psicanálise; clínica ampliada; acompanhamento terapêutico; desinstitucionalização; oficinas terapêuticas; gestão de serviços de saúde e equipes; organização de eventos, pesquisa acadêmica, extensão universitária e docência.

Keyth Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, RJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS). Integrante da Unidade de Desenvolvimento Tecnológica “Laboratório afeTAR” UERJ/CNPq. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Estuda temas relacionados à Psicologia Social, Teoria Ator-Rede, deficiência visual, clínica ampliada e tecnologias de inovação social.

Alexandra Tsallis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, RJ

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (UERJ). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Gestão Pública (UERJ). Coordenadora do Laboratório afeTAR (UERJ). Membro do Núcleo de Pesquisa Degenera (UERJ – CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Entre Redes (UFF – CNPq). Membro do Grupo de trabalho da ANPEPP Tecnologias, modos de subjetivação e produção de conhecimento. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Psicologia e Práticas Socioculturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado (sanduíche) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em associação com o Centre de Sociologie de l’Innovation - Ecole de Mines (Paris, 2005). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ (2010) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF (2018). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Clínica, desenvolvendo os temas: Teoria Ator-Rede; Covid-19; Clínica Ampliada; Deficiência Visual e Gestalt-terapia com ênfase em Fenomenológica.

Citas

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Publicado

2022-01-08

Cómo citar

AIRES, J. S. F.; VIANNA, K.; TSALLIS, A. Talleres terapéuticos en salud mental: investigando con la Teoria-Actor-Red. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 3, p. 212-217, 8 ene. 2022.

Número

Sección

Artículos