A Psicologia em Doença Mental e Psicologia de Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5996

Palavras-chave:

Foucault, Psicologia, saberes psis, corpo/alma, loucura.

Resumo

Michel Foucault investiga “a história das relações que o pensamento mantém com a verdade” e desnaturaliza corpo, alma e psiqué considerando-os invenções histórico-discursivas, as quais só têm sentido se inseridas em determinados arranjos epistêmicos de produção de verdades, no caso, o surgimento das ciências humanas. Esta pesquisa estuda a ordem do discurso foucaultiano sobre a Psicologia em seu escrito seminal, o livro “Doença Mental e Psicologia”, com o intuito de oferecer subsídios para a compreensão da história dos discursos da Psicologia, no que se refere à edificação do sujeito e do objeto psicológicos e em seus efeitos subjetivadores e contemporâneos, ao questionar tanto a naturalização das condutas consideradas psicologicamente anormais; como também a aplicação dos mesmos princípios da patologia orgânica à patologia mental a qual, aliada ao postulado da naturalização das doenças psicológicas como espécies unitárias, criariam a ilusão de uma unidade real entre as patologia mental e orgânica, por meio da complexa imbricação enunciativa entre mente e organismo. Verificou-se que para Foucault, a patologia de determinada história psicológica e individual não deve ser reduzida aos fenômenos restritos da existência e da percepção personalista do sujeito, o que, inadvertidamente, poderia gerar uma culpabilização do sujeito sobre os sintomas – orgânico-mentais – inerentes à sua própria conduta, de forma a se compreender a emergência do homo psychologicus como sujeito na história cultural e social da humanidade, com especial destaque para a produção histórica das figuras da doença mental.

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Biografia do Autor

  • Fernando de Almeida Silveira, Universidade Federal de SãoPaulo, Santos, SP

    Professor Associado III de Psicologia e Humanismo e Trabalho em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (USP) – Campus Baixada Santista, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva. Doutor em Psicologia pela USP (2005), pós-doutor em Filosofia pela UFSCar (2008), bacharel em Direito pela USP (1988), Psicólogo pela USP (1999) e Músico (OMB - 2014). Tem experiência na área de Psicologia, Filosofia e Ciências da Saúde e Sexualidade, com ênfase em Epistemologia das Ciências Humanas e da Saúde, atuando com os temas: subjetivação, Foucault, Merleau-Ponty, corpo, alma, psicologia, fenomenologia, formação permanente em saúde mental e saúde coletiva, escuta psicológica, cuidados integrativos e vulnerabilidade sexual e social. Coordenador Acadêmico do Núcleo-Trans UNIFESP. Coordenador da Escuta Humanizada do Hospital São Paulo-SPDM-UNIFESP. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde (Lepets) e do Grupo de Pesquisa - CNPq UNIFESP-UFJF: Corpo, cognição e experiência nas ciências da mente; corresponsável pelo núcleo de estudos sobre Fenomenologia, Psicologia e Epistemologia.

  • Ana Paula Vicente de Oliveira, Universidade Federal de SãoPaulo, Santos, SP

    Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, bacharelado em Serviço Social pela Universidade Paulista, especialização em Filosofía y Psicoanálisis pela Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales de Buenos Aires (Argentina) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Doutoranda em Psicologia pela Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales de Buenos Aires (2021-). Atuou como professora de Sociologia e História pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente participa do Projeto Educação Popular - Criando e Recriando a Realidade Social da Universidade Federal de São Paulo, nos Centros de Atenção Psicossocial de Santos/SP (2018-). Dedica-se à pesquisa no Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise - LATESFIP/USP (2018-) e no Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares - análise da questão racial no Brasil - NERP/UNIFESP (2019-). Foi pesquisadora no Laboratório de Produção do Conhecimento Compartilhado em Saúde Mental - UNIFESP (2017-2019). É associada à ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental.

  • Richard Theisen Simanke, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, MG

    Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutor em Filosofia pela USP (1997). Professor da Universidade Federal de São Carlos entre 1994 e 2012. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Autor, entre outros trabalhos, de Entre o corpo e a consciência: ensaios de interpretação da metapsicologia freudiana (em coautoria com Fátima Caropreso; 2011), A formação da teoria freudiana das psicoses (2009), Metapsicologia lacaniana: os anos de formação (2002) e co-organizador de Freud na filosofia brasileira (2005), Perspectivas em Psicanálise I, II, III, IV, V, VI e VII (2009-2018), Filosofia da psicanálise: autores, diálogos, problemas (2010) e Fundamentos filosóficos da psicologia contemporânea (2014). Coordenador do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF no período 2006-2008. Coordenador do Projeto PROCAD Psicanálise, linguagem e cognição (UFSCar/PUCPR/UFES) no período 2009-2014. Professor e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos de 1997 a 2013, onde concluiu a orientação de 3 (três) pesquisas de pós-doutoramento, 16 (dezesseis) teses de doutorado e 19 (dezenove) dissertações de mestrado, conforme detalhamento neste currículo. Professor e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, de março de 2009 a fevereiro de 2017 (orientação de duas teses de doutoramento e duas dissertações de mestrado concluídas), e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, desde agosto de 2012 (seis orientações de mestrado, três orientações de doutorado e uma supervisão de pós-doutoramento concluídas até o momento). Professor e orientador de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFJF desde fevereiro de 2017 (uma orientação de mestrado concluída). Editor-chefe da Revista Psicologia em Pesquisa de agosto de 2014 a agosto de 2016. Suas principais áreas de atuação têm sido: história e filosofia da psicologia e da psicanálise, teoria psicanalítica, filosofia da psicanálise, história e filosofia da ciência, fenomenologia e epistemologia.

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Publicado

2022-06-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Psicologia em Doença Mental e Psicologia de Michel Foucault. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 34, p. Publicado em 02/06/2022, 2022. DOI: 10.22409/1984-0292/2022/v34/5996. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5996. Acesso em: 9 ago. 2025.