Repetir, repetir – até ficar diferente: cartografia de um cuidado
DOI :
https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/29080Mots-clés :
saúde mental, atenção primária à saúde, estratégia da saúde da famíliaRésumé
Este artigo é produto de uma pesquisa sobre o cuidado em saúde mental em uma Unidade Integrada de Saúde da Família (USF) do município de João Pessoa-PB. Ela ocorreu no segundo semestre de 2015 e utilizou a cartografia como dispositivo para o rastreamento de acontecimentos, afetos e encontros que servissem de analisadores para a produção desse cuidado. Suas micronarrativas foram produzidas através de consultas individuais, reuniões de equipe e visitas domiciliares, que foram debatidas em discussões coletivas e registradas em diários de campo. Sua síntese se dá aqui, na Narrativa em Quatro Atos de um Acontecimento do Cuidado produzido, significado e capturado por todos os envolvidos na pesquisa. Discutem-se, através dela, as potencialidades da atenção básica na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os ainda persistentes equívocos da centralidade do saber-poder psiquiátrico na reprodução de práticas manicomiais. Conclui-se, assim, que a imersão num território afetivo-existencial amplia e enriquece de potencialidades tanto a produção do cuidado quanto a pesquisa em saúde.
Téléchargements
Références
ABRAHÃO, Ana Lúcia et al. O pesquisador IN-MUNDO e o processo de produção de outras formas de investigação em saúde. In: GOMES, Maria Paula Cerqueira; MERHY, Emerson Elias (Org.). Pesquisadores IN-MUNDO: um estudo da produção do acesso e barreira em saúde mental. Porto Alegre: Rede Unida, 2014. p. 177.
AMARANTE, Paulo. Loucos pela vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995.
AMARANTE, Paulo. O homem e a serpente: outras histórias sobre a loucura e a psiquiatria. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996.
AMARANTE, Paulo. A (clínica) e a reforma psiquiátrica. In: ______. Archivos de Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro: Nau, 2003. v. 1, p. 45-65.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARROS, Manoel de. Poesia completa. 2. ed. São Paulo: Leya Brasil, 2013.
BARROS, Sônia. O louco, a loucura e a alienação institucional: o ensino de enfermagem psiquiátrica sob judice. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 1996.
BASAGLIA, Franco. Escritos selecionados em saúde mental e reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013a.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Página 59 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 13 de junho de 2013. Jusbrasil, 13 jun. 2013b. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/55483111/dou-secao-1-13-06-2013-pg-59. Acesso em: 5 jun. 2016.
CUNHA, Gustavo Tenório. A Construção da Clínica Ampliada na Atenção Básica. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.
DALMOLIN, Bernadete Maria. Esperança equilibrista: cartografias de sujeitos em sofrimento psíquico. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: um manifesto de menos; o esgotado. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2010.
DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981). 3. ed. Fortaleza: EdUECE, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995. v. 1
DELEUZE, Gilles; GUATTRI, Félix. Devir-intenso, devir-animal, devir imperceptível. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. v. 4, p. 8-99.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Rio de Janeiro: Escuta, 1998.
FONSECA, Tânia Maria Galli; KIRST, Patrícia Gomes. Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
FOUCAULT, Michel. História da loucura na idade clássica. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
FRANCO, Túlio Batista; GALAVOTE, Heletícia Scabelo. Em busca da clínica dos afetos. In: FRANCO, Túlio Batista; RAMOS, Valéria do Carmo (Org.). Semiótica, afecção & cuidado em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 7. ed. Rio de Janeiro: Perspectiva, 2001.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 32-51.
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 2, p. 263-280, 2013.
MERHY, Emerson Elias. Saúde: cartografia do trabalho vivo em ato. São Paulo: Hucitec, 2002.
MERHY, Emerson Elias. Cuidado com o cuidado em saúde: saiba explorar seus paradoxos para defender a vida: o ato de cuidar é um ato paradoxal: pode aprisionar ou liberar. Campinas [s.n.], 2004. Disponível em: http://www.yumpu.com/pt/document/view/12817362/cuidado-com-o-cuidado-em-saude-saiba-explorar-seus-uff. Acesso em: 5 jun. 2016.
MERHY, Emerson Elias. O cuidado é um acontecimento e não um ato. In: I FÓRUM NACIONAL DE PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES TÉCNICAS E POLÍTICAS PARA AVANÇAR O SUS. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2006. p. 69-78.
PASSOS, Eduardo; BENEVIDES, Regina. Por uma política da narratividade. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Líliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 150-171.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PELBART, Peter Pál. Manicômio mental: a outra face da clausura. Saúde & loucura, São Paulo, v. 2, p. 132-40, 1990.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina/UFRGS, 2014.
SAMPAIO, José Jackson Coelho. Epidemiologia da imprecisão: processo saúde/doença mental como objeto da epidemiologia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998.
SARACENO, Benedetto. Libertando identidades: da reabilitação psicossocial à cidadania possível. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Instituto Franco Basaglia, 1999.
TAKEDA, Silvia. A organização de serviços de atenção primária à saúde. In: DUNCAN, Bruce Bartholow et al. (Org.). Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 19-31.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fractal: Revista de Psicologia 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.