Ceci est une version obsolète publiée le 2020-11-30. Consulter la version la plus récente.

Princípios de psicologia fisiológica

a evolução orgânica da função mental

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/29514

Résumé

O presente trabalho conclui um conjunto de três traduções de textos escritos por Wilhem Wundt, com o objetivo de apresentar, na língua portuguesa, três eixos fundamentais de pesquisa do patrono da ciência psicológica. As duas primeiras traduções, já publicadas, trazem o projeto wundtiano de uma Psicologia Experimental e alguns desenvolvimentos sobre sua Psicologia dos Povos. Este último texto recupera sua discussão sobre uma Psicologia de base fisiológica, por meio desta introdução da obra Grundzüge Physiologischen der Psychologie, em que busca estabelecer critérios a partir dos quais seja possível sustentar a presença da consciência nos seres vivos. Ao buscar o ponto onde a vida mental começa, o autor defende que não devemos começar sua procura nos tipos inferiores de organização natural, mas sim caminhando do topo para os níveis mais baixos, já que as manifestações de nossa própria vida consciente devem sempre fornecer o padrão de referência em nossos julgamentos de aspectos semelhantes em outras criaturas. Na segunda seção do capítulo, são tecidas considerações sobre o substrato físico das funções mentais.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Estêvão Carvalho Freixo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui especialização em Língua Portuguesa (2016). Atualmente é mestrando em linguística pela Universidade do Rio de Janeiro.

Références

WUNDT, Wilhelm. The organic evolution of mental function. In:______. Principles of physiological psychology. London: Swan Sonnenschein & Co. Lim., 1904. p. 27-38.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-30

Versions

Comment citer

FREIXO, E. C. Princípios de psicologia fisiológica: a evolução orgânica da função mental. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. 3, p. 328-333, 30 nov. 2020.

Numéro

Rubrique

Tradução