A noção de alteridade radical e sua importância na docência

Auteurs-es

  • Vera Lúcia Blum Universidade Federal de Mato Grosso

Mots-clés :

Lévinas, alteridade, desejo

Résumé

Este artigo ensaia alguns passos na direção da dimensão ética do processo de ensinar e aprender, com a ajuda do pensamento de Emmanuel Lévinas. A noção de alteridade radical permite pensar o desejo de aprender como uma modalidade do desejo, que depende justamente daquilo que muitas vezes se busca suprimir: o contato, pelo discurso, com as coisas que se dão como excedente de sentido e que, por isso, são estranhas e inassimiláveis.  Ideais de planejamento e cálculo do conteúdo a ser ensinado favorecem tal supressão. Assim, é possível suspeitar que esses ideais também respondem pelo enfraquecimento do desejo de aprender.

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Biographie de l'auteur-e

Vera Lúcia Blum, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga, mestre em lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Professora adjunta do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da UFMT

 

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Publié-e

2014-04-30

Comment citer

BLUM, V. L. A noção de alteridade radical e sua importância na docência. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 1, p. 123-136, 30 avr. 2014.

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