Subjetividade docente na expansão da UFF: criação, refração e adoecimento
Mots-clés :
trabalho docente, subjetividade, expansão da educação superior, REUNI, Universidade Federal FluminenseRésumé
Apresenta-se neste artigo pesquisa realizada sobre o trabalho docente na Universidade Federal Fluminense, no contexto de expansão da educação superior. Como procedimentos metodológicos, utilizaram-se: levantamento bibliográfico e documental, aplicação de questionários e realização de 28 entrevistas com professores de distintas áreas, campi e polos. Discutem-se tão somente os resultados da análise das entrevistas. Naquelas realizadas com “gestores” e “sindicalistas” detectou-se posições políticas polarizadas sobre as políticas educacionais, processo de expansão e interiorização e projetos societários subjacentes. Nas realizadas sob a metodologia de histórias de vida, constatou-se que os projetos de vida são mediados pelas trajetórias de trabalho, envolvem as dimensões da ética, da afetividade e da política e o entrelaçar biográfico e institucional. Diante do trabalho e práticas universitárias verificou-se limites nas formas criativas e singulares de se lidar com adversidades, adoecimento e mecanismos de refração que não redundavam em adoecimento evidente, mas que envolviam fortes conflitos senão cisões subjetivas.
Téléchargements
Références
BOBBIO, N. Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política. 3. ed. São Paulo: Unesp, 2011.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu – sociologia. São Paulo: Ática, 1983. Coleção Grandes Cientistas Sociais, n. 39.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP. 2004.
BOURDIEU, P. Homo academicus. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.
COUTINHO, C. N. A hegemonia da pequena política. In: OLIVEIRA, F.; BRAGA, R.; RIZEK, C. (Org.). Hegemonia às avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. São Paulo: Boitempo, 2010. p. 29-46.
DEJOURS, C. Pour une clinique de la médiation entre psychanalyse et politique: la psychodynamique du travail. Paris: Bayard, 1993.
DEJOURS, C. O trabalho como enigma. In: LANCMAN, S.; SZNELWAR, L. (Org.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004a. p. 127-140.
DEJOURS, C. Sofrimento e prazer no trabalho: a abordagem pela psicopatologia do trabalho. In: LANCMAN, S.; SZNELWAR, L. (Org.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004b. p. 141-156.
FERNANDES, F. A universidade brasileira: reforma ou revolução? 4. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1979.
FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 4. ed. São Paulo: Global, 2009.
GAULEJAC, V. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2007.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1992.
HARVEY, D. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2012.
LUKÁCS, G. Trabalho. Tradução de Ivo Tonet. Disponível em: <http://sergiolessa.com/Novaartigos_etallil.html>. Acesso em: 13 out. 2009.
LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010.
MANCEBO, D.; LEDA, D. B. REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente. Educação e Realidade, Brasília, v. 34, n. 1, p. 49-64, jul. 2009.
MANCEBO, D. Trabalho docente na pós-graduação. Universidade e Sociedade, Brasília, ano XXI, n. 48, p. 76-83, jul. 2011.
SGUISSARDI, V.; SILVA JÚNIOR, J. R. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
SILVA JÚNIOR, J. R. et al. Os significados do trabalho do professor pesquisador na universidade estatal pública mercantilizada. São Paulo, set. 2011. Relatório de pesquisa apresentado à FAPESP.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.