Subjetividade docente na expansão da UFF: criação, refração e adoecimento

Auteurs-es

  • Eduardo Pinto e Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Deise Mancebo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mots-clés :

trabalho docente, subjetividade, expansão da educação superior, REUNI, Universidade Federal Fluminense

Résumé

Apresenta-se neste artigo pesquisa realizada sobre o trabalho docente na Universidade Federal Fluminense, no contexto de expansão da educação superior. Como procedimentos metodológicos, utilizaram-se: levantamento bibliográfico e documental, aplicação de questionários e realização de 28 entrevistas com professores de distintas áreas, campi e polos. Discutem-se tão somente os resultados da análise das entrevistas. Naquelas realizadas com “gestores” e “sindicalistas” detectou-se posições políticas polarizadas sobre as políticas educacionais, processo de expansão e interiorização e projetos societários subjacentes. Nas realizadas sob a metodologia de histórias de vida, constatou-se que os projetos de vida são mediados pelas trajetórias de trabalho, envolvem as dimensões da ética, da afetividade e da política e o entrelaçar biográfico e institucional. Diante do trabalho e práticas universitárias verificou-se limites nas formas criativas e singulares de se lidar com adversidades, adoecimento e mecanismos de refração que não redundavam em adoecimento evidente, mas que envolviam fortes conflitos senão cisões subjetivas.

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Biographie de l'auteur-e

Eduardo Pinto e Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós-Doutorado pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Membro dos grupos de pesquisa “Trabalho Docente na Educação Superior” (UERJ) e “Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade” (UNICAMP). Produção acadêmica sobre os temas: trabalho e subjetividade; saúde do trabalhador; instituições e poder; gestão e organização do trabalho; Estado e políticas educacionais.

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Publié-e

2014-08-31

Comment citer

SILVA, E. P. E; MANCEBO, D. Subjetividade docente na expansão da UFF: criação, refração e adoecimento. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 2, p. 479-492, 31 août 2014.

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