A conexão entre a intencionalidade e a consciência: um estudo filosófico

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DOI :

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2024/v36/5810

Mots-clés :

intencionalidade, consciência, intencionalidade fenomenal, separatismo, racionalidade

Résumé

Este artigo aborda a relação entre consciência e intencionalidade, argumentando que essas duas características fundamentais da mente estão intrinsecamente entrelaçadas. A partir da perspectiva da Teoria da Intencionalidade Fenomenal (TIF), exploramos como a intencionalidade afenomenal (não-fenomenal) depende da consciência para sua adequada representação pelos sujeitos, destacando a visão de Dennett sobre uma intencionalidade original e fenomenal. Em seguida, analisamos o argumento transcendental proposto por Searle para o livre arbítrio, que revelou insights valiosos sobre como a racionalidade pode ser experimentada. Ao unir os pressupostos da TIF com a análise do livre arbítrio, sustentamos que a experiência da liberdade de agir está baseada em razões e é mediada pela consciência. Concluímos que a intencionalidade e a consciência não estão separadas como entidades isoladas, mas são interdependentes e complementares. Portanto, compreender essas facetas como elementos integrados é essencial para uma compreensão abrangente da mente. Este estudo contribui para o avanço teórico e conceitual no campo da psicologia da consciência e fornece um arcabouço para pesquisas futuras sobre a interação entre consciência e intencionalidade.

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Biographie de l'auteur-e

Márcio Francisco Rodrigues Filho, Secretaria de Estado da Educação, Canoas, RS, Brasil

Graduado em filosofia pela UNISINOS (2011) e mestre (2014) pela mesma instituição. Graduado em letras - licenciatura em língua portuguesa pela UNIFACVEST (2020). Especialista em EAD e Novas Tecnologias pela FAEL (2021). É jornalista (registro nº 15689) e foi repórter no interior do Rio Grande do Sul e na capital (2008-2011). Recentemente lecionou Filosofia da Educação no centro universitário UNIFAEL e, anteriormente, pelo programa Jovem Aprendiz no SENAC (2012-2013) e em cursos de Economia e Negócios, na Júnior Achievement (2010-2011). Lecionou filosofia e sociologia para diversas escolas da rede pública e no EJA do Colégio Saint Germain (2017-2018). Durante a graduação participou dos projetos de pesquisa “Onde se aprende a alfabetizar? Um estudo sobre a formação de alfabetizadoras em Cursos de Pedagogia”, “A produção de um modelo de docência: um estudo sobre literatura de formação de professores”, e durante o mestrado e o doutorado participou dos grupos de pesquisa “TROLLEY: Ética prática, filosofia da medicina e filosofia da mente”, assim como do grupo “Filosofia política, normatividade e dialética” (2012-2017). Foi educador social (2017-2018) no CREAs - Centro de Porto Alegre, onde auxiliava na execução das medidas socioeducativas a jovens egressos da FASE. Leciona desde 2012, de modo intermitente, em diversas escolas da SEDUC-RS, as disciplinas de filosofia, sociologia, geografia e história, língua portuguesa, literatura e ensino religioso, projeto de vida, no ensino médio, fundamental e EJA.

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Publié-e

2024-07-05

Comment citer

RODRIGUES FILHO, M. F. A conexão entre a intencionalidade e a consciência: um estudo filosófico. Fractal: Revista de Psicologia, v. 36, p. Publicado em 5/6/2024, 5 juill. 2024.

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