Vazios do Trabalho

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/28465

Mots-clés:

sentidos do trabalho, experiência, felt-meaning

Résumé

Este artigo tem como tema os sentidos do trabalho e o lugar da psicologia em um órgão público voltado para a qualificação profissional e a geração de emprego e renda. A escrita de narrativas do cotidiano de trabalho operou a função de abrir questões sobre a (im)possibilidade do fazer psicologia em um lugar repleto de contradições sobre os sentidos do que ali deveria ser o próprio trabalho. Por meio da criação de um personagem denominado “alguém”, buscou-se tocar em um problema que não tem contorno nítido e que só poderia ser definido, segundo Kastrup e Passos, como uma atmosfera, um ‘felt-meaning’. A invenção de alguém é o artifício para a experimentação de vidas que não se limitam àquela vivida em primeira pessoa pelas pesquisadoras, permitindo a passagem por um lugar impessoal, lugar tão indeterminado quanto alguém, que possibilita pensar sobre o que não está oculto, mas tampouco é visível. O vazio de sentido vivenciado no cotidiano de trabalho se abre em imagens/cenas que, narradas na forma escrita, transformam o vazio em experiência.

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Bibliographies de l'auteur

Tanise Kettermann Fick, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, graduada pela UNISINOS, fez Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva pelo EducaSaúde - da Faculdade de Educação da UFRGS. Fez mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. 

Rosane Azevedo Neves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Graduação em Psicologia, Especialização em Psicologia Escolar, Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade e Doutorado em Educação. Participa da Linha de Pesquisa "Clínica, subjetividade e política" do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, desenvolvendo o projeto "Políticas de subjetivação e produção de conhecimento na Psicologia Social contemporânea".

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Publiée

2022-12-05

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Rubrique

Artigos

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