Michael White: marcos teóricos da Prática Narrativa
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/28539Mots-clés:
prática narrativa, Michael White, pós-modernidade, psicologia clínicaRésumé
A pós-modernidade, o giro narrativo e os paradigmas construtivista e construcionista deram origem a variadas formas de intervenção psicoterapêutica, entre as quais se dará destaque ao conhecimento teórico que embasa a Prática Narrativa produzida por David Epston e Michael White, com ênfase para a contribuição de Michael White, autor que propõe coconstrução narrativa entre terapeuta e pessoa em terapia. A Prática Narrativa caracteriza-se pela desconstrução da estória saturada pelo problema, reconstrução narrativa e reautoria do self por meio de estórias preferidas e a partir da experiência vivida pela pessoa em terapia. O objetivo da pesquisa foi reconhecer, integrar e organizar as várias informações dispersas na literatura sobre a Prática Narrativa. Foi realizada revisão de literatura com destaque para a caracterização do panorama teórico da pós-modernidade e para a interlocução de Michael White com Bruner, Bateson, Foucault, Vygotsky e Derrida. O método utilizado foi levantamento bibliográfico de livros, artigos, dissertações e teses. O estudo teórico pode favorecer que o terapeuta crie contextos propiciadores de mudança, o que pode contribuir para o processo psicoterapêutico.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BRITO, Rafaella Medeiros de Mattos. As histórias contadas na clínica: narrativa e transformação na psicoterapia. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza, CE, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8574. Acesso em: 13 ago. 2019.
BRITO, Rafaella Medeiros de Mattos; GERMANO, Idilva Maria Pires. Terapia narrativa e abordagem colaborativa: contribuições do construcionismo social para a clínica pós-moderna. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 22, n. 47, p. 57-73, 2013. Disponível em: https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/7. Acesso em: 22 jul. 2020.
BRUNER, Jerome. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRUNER, Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
BRUNER, Jerome. Life as narrative. Social Research [online], v. 71, n. 3, p. 691-710, 2004. Disponível em: http://ewasteschools.pbworks.com/f/Bruner_J_LifeAsNarrative.pdf. Acesso em: 25 nov. 2018.
CAREY, Maggie; WALTHER, Sarah; RUSSELL, Shona. Lo ausente pero implícito – um mapa para apoyar el interrogatorio terapéutico. Procesos Psicológicos y Sociales, v. 6, n. 1-2, p. 1-24, 2010. Disponível em: https://www.uv.mx/psicologia/files/2013/06/Lo-ausente-pero-implicito.pdf. Acesso em: 5 maio 2019.
CRUZ Helena Maffei. Da linguística à política: o giro de Michael White. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 31, p. 76-84, 2008. Disponível em: https://dulwichcentre.com.au/da-linguistica-a-politica-o-giro-de-michael-white.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.
GRANDESSO, Marilene. Terapias pós-modernas: um panorama. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TERAPIA FAMILIAR DA INTERNATIONAL FAMILY THERAPY (IFTA), 13, 2001, Porto Alegre, RS, Brasil. Anais... Disponível em: https://terapianarrativa.com.br/wp-content/uploads/2020/11/pos-moderno.pdf
GRANDESSO, Marilene. “Dizendo olá novamente”: a presença de Michael White entre nós terapeutas familiares. Revista Brasileira de Terapia Familiar, v. 1, n. 1, p. 65-78, 2008. Disponível em: https://www.dulwichcentre.com.au/dizendo-ola-novamente-marilene-grandesso.pdf. Acesso em: 26 jul. 2018.
GRANDESSO, Marilene. Sobre a reconstrução do significado: uma análise epistemológica e hermenêutica da prática clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
IBÁÑEZ, Tomás Gracia. O “giro linguístico”. In: IÑIGUEZ Lupicinio (Coord.). Manual de análise do discurso em ciências sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 19- 49.
MORGAN, Alice. The position of the therapist in working with children and their families. In: WHITE, Michael; MORGAN, Alice. Narrative Therapy with children and their families. Richmond, South Austrália: Graphic Print Group, 2006. p. 57-84.
MOREIRA, Marco Antônio. A epistemologia de Maturana. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 597-606, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n3/20.pdf. Acesso em: 12 out. 2019.
PASCHOAL, Valéria Nicolau; GRANDESSO, Marilene. O uso de metáforas em terapia narrativa: facilitando a construção de novos significados. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 23, n. 48, p. 24-43, 2016. Disponível em: http://www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/48. Acesso em: 20 jul. 2020.
PISTÓIA, Lenise Henz Caçula. Gregory Bateson e a educação: possíveis entrelaçamentos. 2009. 191 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/16401. Acesso em: 12 ago. 2018.
RASERA, Emerson F.; JAPUR, Marisa. Desafios da aproximação do construcionismo social ao campo da psicoterapia. Estudos de Psicologia, Natal, v. 9, n. 3, p. 431-439, 2004. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300005
VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. O pensamento sistêmico: novo paradigma da ciência. Campinas, SP: Papirus, 2013.
WHITE, Michael. Behaviour and its determinants or action and its sense: systems and narrative metaphors. In: ______. Re-authoring lives: Interviews & Essays. Adelaide, South Australia: Grafic Print Group, 1998. p. 214-221.
WHITE, Michael. La perspectiva narrativa em la terapia. In: ______. Reescribir la vida. Barcelona, Espanha: Gedisa, 2002a. p. 15-45.
WHITE, Michael. La relación terapéutica. In: ______. El enfoque narrativo en la experiência de los terapeutas. Barcelona, Espanha: Gedisa, 2002b. p. 163-187.
WHITE, Michael. Guias para uma terapia familiar sistêmica. Barcelona, Espanha: Gedisa, 2004.
WHITE, Michael. Narrative practice with families with children: externalizing conversations revisited. In: WHITE, Michael; MORGAN, Alice. Narrative therapy with children and their families. Adelaide, Austrália: Dulwich Centre Publications, 2006. p. 1-56.
WHITE, Michael; EPSTON, David. Medios narrativos para fines terapéuticos. Barcelona, Espanha: Paidos, 1993.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2022 Fractal: Revista de Psicologia
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.