A Psicologia em História da Loucura de Michel Foucault

Auteurs

  • Fernando de Almeida Silveira UNIFESP - Campus Baixada Santista
  • Richard Theisen Simanke Universidade Federal de São Carlos

Mots-clés:

Foucault, Psicologia, corpo/alma, discurso, loucura.

Résumé

Michel Foucault investiga “a história das relações que o pensamento mantém com a verdade” e desnaturaliza corpo, alma e psiqué considerando-os invenções histórico-discursivas, as quais só têm sentido se inseridas em determinados arranjos epistêmicos de produção de verdades, no caso, o surgimento das ciências humanas. Esta pesquisa estuda a ordem do discurso foucaultiano sobre a Psicologia em sua fase arqueológica, no livro História da Loucura, com o intuito de oferecer subsídios para a compreensão da história dos discursos da Psicologia, no que se refere à edificação do sujeito e do objeto psicológicos e em seus efeitos subjetivadores (Agência Financiadora: FAPESP).

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Fernando de Almeida Silveira, UNIFESP - Campus Baixada Santista

Doutor em Psicologia na área de Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia. Departamento de Psicologia e Educação - USP - Ribeirão Preto. Pós-Doutor em Filosofia na área de Epistemologia da Psicologia - Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências - UFSCar - São Carlos. Professor Adjunto de Psicologia e Humanismo; e de Ética da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista.

Richard Theisen Simanke, Universidade Federal de São Carlos

Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e Doutor em Filosofia pela USP (1997). Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos. Autor, entre outros trabalhos, de "A Formação da Teoria Freudiana das Psicoses" (Ed. 34, 1994; 2.ed. Edições Loyola, 2009), "Metapsicologia Lacaniana: Os Anos de Formação" (Discurso, 2002) e organizador de "Freud na Filosofia Brasileira" (Escuta, 2005 - c/ Leopoldo Fulgêncio). Coordenador do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF no período 2006-2008. Professor e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Gradução em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos desde maio de 1997, onde concluiu a orientação, até o presente, de 1 (uma) pesquisa de pós-doutoramento, 6 (seis) teses de doutorado e 19 (dezenove) dissertações de mestrado, conforme detalhamento neste currículo. Professor e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, desde março de 2009. Suas principais áreas de atuação tem sido: filosofia da psicanálise, fundamentos da psicanálise freudiana, fundamentos da psicanálise lacaniana, filosofia da ciência, teorias e sistemas em psicologia, história e filosofia da psicologia.

Publiée

2009-06-22

Numéro

Rubrique

Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##