O recalque e a “castraçâo” na histeria de angústia: o pequeno Hans e Christoph Haitzmann
Mots-clés:
histeria de angústia – fobia – heterossexualidade atípica – homossexualidade atípica - psicanáliseRésumé
Consideramos, aqui, uma pista lógica encontrada em Freud que atribui à histeria de angústia dois efeitos singulares. Qual em Hans, o primeiro se refere aos casos em que a libido não é convertida, mas posta na forma de ansiedade. Isso tem a ver com a fobia. O segundo é aquele em que a histeria de angústia pode combinar-se em qualquer proporção com a histeria de conversão. Supomos ter sido o que ocorreu em Christoph Haitzmann, o pintor bávaro sobre quem Freud escreveu Uma neurose demoníaca do século XVII. Depois de examinar e comparar as duas situações mediante os critérios do recalque e da castração em relação à heterossexualidade típica, vicissitude em que o Édipo é mais bem estruturado, inferimos que Hans concerniu a uma homossexualidade atípica e Haitzmann a uma heterossexualidade também atípica.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.