Crenças de mães e professoras sobre o desenvolvimento da criança

Auteurs

  • Celi Costa Silva Bahia Universidade Federal do Pará
  • Celina Maria Colino Magalhães Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará

Mots-clés:

crença, creche, mães, professoras.

Résumé

Estudos têm revelado uma ligação entre a maneira como os adultos pensam e as formas como eles se relacionam com as crianças. Este estudo objetivou levantar as crenças de mães e professoras sobre o desenvolvimento da criança que freqüenta o ambiente de creche e identificar se as crenças se dirigem para as características de competências ou de disfunções. Participaram deste estudo 28 adultos (16 mães e 12 professoras). Para coletar os dados utilizou-se o grupo focal e para interpretá-los a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as participantes possuem a mesma crença (ambientalista) sobre desenvolvimento, mas têm concepções diferentes quanto à direção em que o contexto familiar e/ou da creche influencia no desenvolvimento. A análise indica que a formação inicial e continuada das profissionais precisa contemplar aspectos específicos do desenvolvimento infantil para que crenças mais adequadas sejam construídas e compartilhadas com as famílias de crianças que frequentam ambientes coletivos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Celi Costa Silva Bahia, Universidade Federal do Pará

 Teoria e Pesquisa do Comportamento –UFPA. Professora do Instituto de Ciências da Educação - Faculdade de Educação - UFPA, Pesquisadora do Grupo de  Estudos e Pesquisa em Educação Infantil -  IPÊ-UFPA.

Celina Maria Colino Magalhães, Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia Experimental (IPUSP). Professora do Departamento de Psicologia Experimental do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento-UFPA

Fernando Augusto Ramos Pontes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Psicologia Experimental (IPUSP). Professor do Departamento de Psicologia Experimental do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. Orientador no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento-UFPA

##submission.downloads##

Publiée

2011-04-30

Numéro

Rubrique

Temáticas Diversas