Imagens do pensamento em Gilles Deleuze: representação e criação
Mots-clés:
Gilles Deleuze, thinking, representation, creationRésumé
Um dos principais objetivos da filosofia de Gilles Deleuze foi restituir ao pensamento sua potência criadora, potência que se encontrava sufocada pela hegemonia da perspectiva representacional. Combatendo a idéia de que pensar é uma atividade voluntária, reflexiva e universal, o filósofo francês veio mostrar uma outra característica fundamental do pensamento, qual seja, o comprometimento com o viver. Isto pode ser facilmente observado em sua obra Proust e os signos. Nesta obra Deleuze efetua uma completa modificação nos principais conceitos do modelo da representação, mostrando que se o pensamento diz respeito a algo, é, sobretudo, à afirmação de um estilo criador.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
DELEUZE, G. O tempo redescoberto. Porto Alegre: Globo, 1983.
DELEUZE, G. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
DELEUZE, G. Platão e o Simulacro. In:______. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007a. p. 259-271.
DELEUZE, G. A vida como obra de arte. In:______. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2007b. p. 118-126.
DELEUZE, G. Lógica do Sentido. São Paulo: Editora perspectiva, 2007c.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2009a.
DELEUZE, G. A imagem do pensamento. In: ______. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2009b. p.189-240.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Que é a Filosofia. São Paulo: Editora 34, 2007.
FOUCAULT, M. Uma estética da existência (1984). In:______. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 288-293. Coleção Ditos e Escritos, v. 5.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MANGUEIRA, M. Microfísica das criações parciais: pensamento, subjetividade e prática a partir de Nietzsche e Deleuze. São Cristóvão: UFS, 2001.
PROUST, M. Em busca do tempo perdido. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.